PUBLICIDADE

Censo canadense revela que famílias de Quebec estão falando menos francês em casa

Se você pretende morar na província de Quebec mas não gosta de falar francês, talvez essa seja uma boa notícia. Só não se deixe levar pelos números, pois a batalha interminável entre anglófonos e francófonos está longe de terminar nessa província.

Censo canadense revela uma menor parcela de familias de Quebec que falam frances regularmente Creditos Denisse Leon

Lista de Tópicos

  • 5:49 min

  • 0 comentário
  • 25 jan 2023
  • Marco Vasconcelos

Será o fim do francês em Quebec?

Mais da metade dos falantes de inglês vivem em famílias multilíngues – Essa foi a constatação mais recente apurada pelo Statistics Canada, órgão responsável pelo censo canadense.

De acordo com a Statistics Canada, a proporção de pessoas em Quebec que falam principalmente francês em casa continua em queda ao longo dos anos. Em 2021, 85,5% dos quebequenses relataram falar francês em casa pelo menos regularmente, de acordo com dados do censo publicados pela agência governamental no final de 2022.

Em 2016 esse percentual era de 87,1%. Como a agência também revisou o formato de suas perguntas sobre os idiomas mais comumente falados em casa, é possível que o resultado tenha sido afetado.

Ícone de Dicas Curiosidade!
Acho importante abrir um parêntese aqui para dizer como o processo de censo é feito no Canadá, pois respondi ao meu primeiro questionário no ano passado, depois de uns longos minutos em frente ao computador. Depois de receber uma cartinha do governo pelos correios, você acessa o site indicado e insere o código enviado na carta. São perguntas intermináveis, principalmente se tem uma família grande e é imigrante, sendo maioria é de múltipla escolha. Diferentemente do Brasil, não responder ao censo canadense implica numa multinha de $ 500 CAD, assim, a consistência dos dados no Canadá são bem próxima da realidade, já que poucos se arriscam a pagar essa conta.

Embora o número de pessoas que falam francês (os francófonos) em casa tenha aumentado — subindo de 6,4 milhões em 2016 para 6,5 milhões em 2021 — elas agora representam 77,5% dos quebequenses, caindo 1,5 pontos percentuais em cinco anos.

Grafico Proporcao de falantes de frances em casa
Gráfico – Proporção de falantes de francês – Fonte: Statistics Canada

A proporção de quebequenses que mais frequentemente falam francês em casa igualmente com outro idioma aumentou ligeiramente, de 3,3% em 2016 para 3,5% em 2021.

O censo mostra que o francês continua sendo a primeira língua oficial falada por mais de 90% dos quebequenses. Números especialmente altos foram relatados no Bas-Saint-Laurent (91,9%), Mauricie (97,9%) e Laurentians (93,3%). Todas cidades e regiões do interior da província.

Inglês em Quebec

O outro lado dessa história é que o número de falantes de inglês (os anglofonos) na província também subiu. A proporção de pessoas que listaram o inglês como sua primeira língua oficial aumentou em um ponto percentual para 13% entre 2016 e 2021.

E pela primeira vez, o número de pessoas em Quebec que citaram o inglês como sua primeira língua oficial atingiu 1 milhão em 2021, mostra o relatório. Mais de sete em cada 10 falantes de inglês (71,7%) viviam em Montreal ou em Montérégie (Região sul de Quebec mais próxima da fronteira com os EUA).

As pessoas em Quebec, cuja única primeira língua é o inglês, aumentaram 38.000 para 639.000, mas a proporção de falantes de inglês na província foi relativamente estável, passando de 7,5% em 2016 para 7,6% em 2021.

Grafico Proporcao de falantes de ingles em casa
Gráfico – Proporção de falantes de inglês – Fonte: Statistics Canada

Quase uma em cada cinco pessoas em Quebec (19,2 %) falava inglês em casa regularmente e, dessas, mais da metade vivia em famílias bilíngues ou trilíngues. Esse ai é o nosso caso, pois o português entre nessa conta com terceiro idioma.

Os fatores que contribuíram para o aumento de falantes de inglês na província incluem as tendências migratórias e a população de língua inglesa de Quebec é mais jovem em média, o que corresponde a menos mortes proporcionalmente.

Em 2021, mais da metade dos quebequenses disseram que poderiam ter uma conversa em inglês, um recorde desde que o governo começou a coletar dados sobre o conhecimento das línguas oficiais em 1901.

A “vasta maioria” desses indivíduos disse que poderiam manter uma conversa em francês, de acordo com o relatório da Statistics Canada.

Primeira língua oficial falada

Em Montreal, 58,4% da população citou o francês como sua primeira língua oficial falada, enquanto a porcentagem para cidade de Laval nas proximidades é de 68,9%.

Em quase todas as regiões de Quebec, de 2016 a 2021, a proporção da população que listou o francês como sua primeira língua oficial falada caiu, exceto Gaspésie-Îles-de-la-Madeleine, que viu um aumento de 1,1 ponto percentual.

PUBLICIDADE

As regiões que exibem as maiores quedas são Nord-du-Québéc (-3,6 pontos percentuais), Laval (-3 pontos percentuais), Outaouais (-2,4 pontos percentuais) e Montreal (-2,4 pontos percentuais).

Bilinguismo em Quebec

Nos últimos cinco anos, a taxa de bilinguismo inglês-francês cresceu em Quebec, ao contrário do resto do Canadá. Mesmo que o inglês não seja uma língua oficial da provincia, fato que a diferencia de todo o resto do Canadá.

Em 2021, 46,4% da população de Quebec relatou ser bilíngue, em comparação com 44,5% em 2016.

E apesar de um aumento de 53.000 canadenses bilíngues inglês-francês — a taxa de bilinguismo inglês-francês fora da província caiu de 9,8% para 9,5%.

Grafico Proporcao de falantes bilingues em casa
Gráfico – Proporção de falantes de bilíngues – Fonte: Statistics Canada

Quase seis em cada 10 dos canadenses bilíngues inglês-francês vivem em Quebec, um aumento de 1,5 pontos percentuais, diz o relatório.

A proporção de falantes bilíngues de inglês-francês foi maior entre aqueles que listaram o francês como sua primeira língua.

Considerações finais

Como eu disse no início, os números estão longe de empolgar qualquer falante do inglês, mas comprovam que é sim possível viver em Quebec falando apenas o bom e velho English, desde que faça algumas concessões em seu dia a dia, como por exemplo, a região e o bairro onde vai morar, qual formação pretende realizar e em qual setor quer trabalhar, pois nem todas as vagas de trabalho fazem objeções a falta do francês. Esclarecendo que são poucas.

A verdade é, com o tempo, todos se dão conta de que não dá para viver muito anos aqui sem que você desenvolva alguma habilidade de se comunicar em francês, pelo menos o básico. Depois de algum tempo em Quebec, você logo descobre que ainda há muita gente que não fala inglês e nem tem planos de aprender.

PUBLICIDADE

Em breve irei trazer mais conteúdos sobre como se preparar para vir sem cometer erros comuns, como deixar o francês em segundo plano no seu projeto.

Bom pessoal, era isso que tinha para dizer, espero ter ajudado mais uma vez com essas informações. Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Quebec e seus primeiros passos como recém-chegado.

Nos vemos no próximo post! 😉

Compartilhe este post:

Tags

Marco Vasconcelos

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfim, é isso que eu faço.

15

mar

Relatório Revela Impacto de Imigrantes Temporários em Quebec

No dia 26 de fevereiro de 2024, o Institut du Québec (IDQ) lançou um relatório sobre imigração temporária intitulado "O Impacto dos Imigrantes Temporários no…

06

fev

Tarifas de serviços e salário mínimo em Quebec Atualizações 2024

Da mesma forma que ocorre no Brasil, é comum que, no início de cada ano, o governo apresente novidades que impactam diretamente em nosso orçamento.…

25

jan

Censo canadense revela uma menor parcela de familias de Quebec que falam frances regularmente Creditos Denisse Leon

Se você pretende morar na província de Quebec mas não gosta de falar francês, talvez essa seja uma boa notícia. Só não se deixe levar…

Deixe o primeiro comentário

PUBLICIDADE