Canadá, a bola da vez quando o assunto é crescimento
A população do Canadá tem crescido em um “ritmo recorde”, com 1.050.110 pessoas adicionais chegando em 2022 – a primeira vez na história que o Statistics Canada relata que a população do país cresceu mais de um milhão de pessoas em um único ano.
O Canadá registrou um taxa de crescimento populacional de 2,7% ao ano. Essa é a maior taxa de crescimento anual desde 1957, quando o Canadá estava no meio de seu baby boom pós-guerra, diz a Statistics Canada.
Ainda segundo o estudo, essa tendência de crescimento vem “em grande parte” da migração permanente e temporária, diz a agência, e se as tendências atuais continuarem, a população poderá chegar a 50 milhões em apenas 20 anos.
O crescimento populacional do Canadá também não se limita apenas a uma ou duas províncias, com quase todas as províncias e territórios registrando um aumento, exceto os Territórios do Noroeste.
E até onde esse crescimento pode ser benéfico para o Canadá?
O boom populacional do Canadá pode não agradar a todos. O aumento no número de pessoas que vivem no país pode colocar pressão adicional sobre a escassez de moradia, enquanto alguns recém-chegados relatam problemas com o subemprego.
No início deste ano, a Canada Mortgage and Housing Corp. alertou que a crise habitacional que está enfrentando com os canadenses que se sentem sem preço da propriedade da casa está resultando em muitos competindo por uma oferta limitada de casas de aluguel.
A corporação também observou que, com uma já baixa oferta de aluguel, a concorrência já estava ficando mais quente em meio a fortes níveis de imigração.
O preço médio de uma casa de revenda canadense aumentou quatro meses seguidos este ano, de acordo com a Canadian Real Estate Association. O preço médio de venda de uma casa em abril — o mês para o qual os dados mais recentes estão disponíveis — foi de $ 716.000 CAD.
PUBLICIDADE
No ano passado eu já havia gravado um vídeo no TikTok do Você no Quebec alertando sobre o assunto.
Além da falta de disponibilidade de moradia, questões de incompatibilidade de habilidades também estão criando bloqueios para os novos canadenses em busca de trabalho.
Leia também: “Desafios de se estabelecer numa cidade menor no Canadá“
À medida que pessoas de outros países vêm para o Canadá, algumas relataram ter problemas para encontrar um emprego, em parte devido a barreiras que exigem que os imigrantes tenham experiência de trabalho no país para trabalhar nos campos em que são treinados.
Leia também: “20 perguntas mais frequentes sobre como trabalhar no Canadá“
Considerações finais
Se o governo não conseguir equalizar a atual crise de moradia em que estamos vivendo nesse momento, não vejo com bons olhos o incentivo a mais políticas massivas de imigração que o Canadá tanto tem se empenhado em avançar.
Se quando cheguei em 2018, morar bem já era considerado um bom desafio, que dirá agora? Não estou aqui querendo criar pânico ou desestimular os aspirantes a imigração, apenas quero lembra-los para pensar muito bem no assunto, antes de decidir se o Canadá é mesmo seu projeto de vida.
PUBLICIDADE
Sem um bom emprego e muito equilíbrio financeiro, as chances de seu sonho virar um pesadelo são bem factíveis.
Se quer mais dicas como essas, inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Canadá, sobretudo em Quebec e Montreal.
Nos vemos no próximo post! 😉