A vida de quem anda sob 4 rodas em Montreal
Se você já dirigiu em Montreal, sabe do que estou falando. Encontrar um lugar para estacionar pode ser uma tarefa frustrante e muitas vezes estressante, especialmente para aqueles que não estão acostumados com as peculiaridades da cidade. Eu posso dizer que levei pelo menos um ano para começar a me acostumar com as regras depois que comprei meu primeiro carro e tomei minha primeira multa de estacionamento.
A polícia de Montreal é quase como um Mestre dos Magos quando o assunto é multar, eles aparecem do nada como um passe de mágica. Então, pense duas vezes antes de parar seu carro em um local onde você não tem certeza que pode. A conta vai sair caro.
As Ruas Estreitas de Montreal
Uma das razões pelas quais estacionar em Montreal pode ser tão difícil é o fato de que muitas das ruas da cidade são estreitas e congestionadas. Isso é especialmente verdadeiro nas áreas mais antigas da cidade, onde as ruas foram projetadas há séculos e não foram projetadas para acomodar carros modernos.
Para muitos motoristas, a falta de espaço nas ruas significa que encontrar um lugar para estacionar pode ser bem difícil. Além disso, dirigir nessas ruas pode ser um desafio em si mesmo. É importante lembrar que, em Montreal, as regras de trânsito devem ser seguidas à risca e os motoristas devem sempre estar atentos a pedestres e ciclistas.
Leia também: “Como comprar um carro usado ou novo pelo menor preço no Canadá em 10 passos“
Montreal tem muitas regras e restrições diferetentes para estacionar
Outra razão pela qual estacionar em Montreal pode ser tão difícil são as regras de estacionamento da cidade. Existem muitas restrições diferentes que os motoristas devem estar cientes ao estacionar em Montreal, incluindo:
- Restrições de horário: muitas ruas da cidade têm restrições de horário para estacionamento. É importante verificar as placas de sinalização para saber em que horários você pode estacionar em uma rua específica.
- Restrições de temporada: em algumas áreas de Montreal, o estacionamento é proibido durante o inverno para permitir que as equipes de limpeza de neve possam fazer seu trabalho. É importante estar ciente dessas restrições de temporada para evitar multas.
- Restrições de zona: em algumas áreas da cidade, é necessário ter uma autorização especial para estacionar na rua. É importante verificar se você tem permissão para estacionar em uma determinada zona antes de deixar seu carro lá.
- Restrições de limite de tempo: em algumas áreas da cidade, o estacionamento é limitado a um determinado período de tempo, geralmente duas ou três horas. É importante estar ciente desses limites de tempo para evitar multas.
Todas essas restrições podem tornar a tarefa de encontrar um lugar para estacionar ainda mais difícil. É importante estar ciente das regras de estacionamento da cidade e sempre verificar as placas de sinalização para evitar multas.
PUBLICIDADE
Regulamentações de Estacionamento em Montreal
Antes de entrarmos nas dicas de estacionamento em Montreal, é importante entender as regras e regulamentações que regem o estacionamento na cidade. Montreal tem algumas das regulamentações de estacionamento mais rigorosas e “loucas” do Canadá e, como tal, é importante estar ciente delas para evitar receber multas ou ter o veículo rebocado.
Em Montreal, o estacionamento em ruas públicas é dividido em diferentes zonas, cada uma com suas próprias regulamentações de estacionamento. As zonas são designadas por cores e cada cor indica um conjunto específico de regras de estacionamento.
Por exemplo, a zona verde permite estacionar por até duas horas em dias úteis das 9h às 21h, enquanto a zona laranja permite estacionamento por até quatro horas em dias úteis das 9h às 18h. A zona vermelha, a mais restritiva, proíbe o estacionamento em praticamente todos os horários e dias, exceto para residentes com permissão de estacionamento.
Leia também: “Como tirar sua carteira de motorista em Quebec: Guia Completo“
Além das zonas de estacionamento, Montreal tem muitas outras regras de estacionamento a serem lembradas. Por exemplo, é proibido estacionar em áreas de construção, perto de cruzamentos, em frente a hidrantes, em áreas designadas para pedestres e em muitas outras situações. Há também diferentes regras para estacionamento em diferentes dias da semana, dependendo da localização, do tipo de rua e estação do ano. A propósito, o inverno é onde você mais vai ter dores de cabeça, mas falo sobre isso mais adiante
Sinalização de estacionamento em Montreal
Sua dificuldade aqui já começa em ter de interpretar o idioma francês, pois quase toda a cidade de Montreal está em francês, com raríssimas exceções em alguns distritos angofônicos. Meu conselho é, aprenda o mais rápido possível a ler os meses do ano e dias da semana, acredite, você vai precisar.
Placas de Estacionamento Restrito
As placas de estacionamento restrito são usadas para indicar áreas onde o estacionamento é proibido ou restrito. Existem várias placas diferentes que indicam diferentes restrições, mas Montreal é um capítulo a parte nesse quesito, que inclusive é motivo de piada em todo o Canadá de tão confusas que são.
Aqui estão algumas das placas de estacionamento restrito mais comuns em Montreal:
PUBLICIDADE
Placa de proibição para o carro: esta placa tem um símbolo de um octógono preto em um círculo vermelho cortado, o que significa que não apenas o estacionamento é proibido na área indicada, mas que você sequer pode parar o carro nesse área, mesmo nos casos em que você está dentro do veículo.
Placa de proibição de estacionamento em determinados horários: esta placa tem um símbolo de um P (parking) em um círculo vermelho cortado com horários indicados abaixo. Isso significa que o estacionamento é proibido nos horários indicados. Se verificar a mesma placa, mas sem qualquer informação adicional, isso significa que a restrição será total independente do horário.
Placa de estacionamento reservado: esta placa tem um símbolo de um P (parking) em um círculo vermelho cortado indicando que tipo de veículo tem a permissão de parar. Esta placa se aplica a taxis, ônibus, veículos de entrega ou ambulâncias por exemplo.
Placa de estacionamento reservado por setor: esta placa tem um símbolo de um P (parking) em um círculo vermelho cortado indicando que apenas veículos que possuem uma etiqueta de setor colada no para brisa traseiro tem permissão de parar. Apenas moradores que pagam uma taxa mensal a prefeitura de Montreal podem portar essa etiqueta.
Placa de sinalização de tráfego exclusivo: esta placa não chega a ser uma placa de estacionamento, mas indica que você pode deixar seu carro parado em uma via de grande fluxo, desde que não exista outra restrição associada de estacionamento. É muito comum ver carros parados a noite em avenidas principais cuja a sinalização para tráfego exclusivo de ônibus e táxis só começa a vigorar pela manhã. Para muitos moradores com dificuldades em estacionar, essa é a única solução que Montreal oferece.
Placa de proibição de estacionamento para fins de construção, limpeza ou segurança: estas placas tem um símbolo de um P em um círculo cortado preto e que geralmente são na cor laranja. Se avistou alguma delas, isso significa que o estacionamento é proibido na área indicada para permitir que as equipes de construção ou manutenção da cidade realizem seu trabalho apenas em caráter provisório.
Delimitação das placas de estacionamento restrito em Montreal
Além de informações como dia e meses do ano onde é permitido estacionar, há também a delimitação de onde essas regras são aplicadas. Assim, fique atento ao sentido das setinhas pretas indicando onde começa e termina a permissão para estacionar.
Alerta! Evite hábitos que temos no Brasil de tentar encaixar o carro fora de limites determinados achando que está tudo bem, afinal, foram só alguns centímetros fora da marca. Não vale a pena correr esse risco aqui. |
Placas de Estacionamento Permitido
As placas de estacionamento permitido podem ser reconhecidas pela ausência do círculo vermelho ou pelo uso de um círculo verde sem corte. Também são cada vez mais raras na cidade devido a políticas ainda mais restritivas impostas pela prefeitura a cada ano.
PUBLICIDADE
Como regra geral, a prefeitura adota o modo restritivo em quase toda a sua sinalização, concedendo períodos onde a proibição é relaxada, se é que isso existe em Montreal.
Placas de Estacionamento Desafio
Um bom exemplo de como a sinalização de Montreal pode ser definida como “O samba do criolo doido” é a placa acima. Para ilustrar melhor o que estou dizendo, ai vai a interpretação do que essa loucura toda indica.
- O painel mais restritivo é o de cima. Proíbe o estacionamento de 1 de Abril a 1 de Dezembro, às quartas-feiras das 10h às 12h, para limpeza. A proibição se aplica a toda a rua. Sem excepções.
- Fora desses horários, as outras duas placas adicionam algumas restrições:
- Painel esquerdo, seta para a estrada. Após este sinal, o estacionamento é proibido de segunda a sexta-feira das 18h30 às 23h, e aos sábados e domingos das 9h às 23h. A menos que seja residente do Sector 5 com etiqueta no carro, ou tenha um veículo Auto-Mobile da Communauto e Car2Go. Note que estes utilizadores autorizados nunca podem estacionar durante os horários de limpeza especificados no painel superior.
- Painel à direita, seta para a calçada. Indica o fim de uma zona, onde é possível estacionar, mas por menos de 15 minutos de segunda a sexta-feira entre as 7h e as 18h30. Sem limitação de tempo fora destes horários. Também aqui, o sinal de proibição superior vence (como indicado pela menção “exceto período proibido” adicionada por boas almas caridosas que perceberam que esse monte de sinal era desumano).
Então, viu agora como é simples estacionar seu carro em algumas regiões de Montreal? Moleza né? Numa situação como essa, eu nem penso duas vezes. Pago um estacionamento mesmo, é o mais sensato a se fazer.
Dica de ouro! O desafio de saber o que realmente as placas querem dizer é tão grande que, recentemente, um desenvolvedor de Apps para smartphone, baseado em Montreal, desenvolveu um aplicativo capaz decifrar o código secreto contido na sinalização com a ajuda da inteligência artificial. Até o momento que escrevi este post, só havia a versão para os donos de Iphone. O App é chamado de Parky.ai. Para se ter uma idéia do quão louca é a nossa sinalização, o App fez tanto sucesso que foi virou matéria de TV no jornal local. |
Leia também: “Conheça 17 leis em Quebec bem estranhas para recém-chegados“
E o mais engraçado disso é você ver que todos os motoristas (incluindo os próprios quebecos) passam pelo menos uns bons 5 a 10 minutos olhando para as placas para tentar decifrar o código. Hilário como esses gestores da prefeitura de Montreal gostam de gozar com a nossa cara. Acho que eles devem fazer alguma competição para ver quem monta o esquema mais mirabolante de placas só para F. com a gente.
Estacionar no inverno
O inverno em Montreal pode ser implacável para os motoristas, especialmente quando se trata de estacionar o carro. O clima frio e a neve dificilmente serão seus aliados na hora de achar uma vaga livre na cidade.
Uma das maiores dificuldades de estacionar o carro durante o inverno de Montreal é encontrar um local disponível. As ruas podem ficar cheias de neve, o que reduz o número de espaços de estacionamento. Além disso, as regras de estacionamento podem ser confusas e mudar frequentemente, o que pode fazer com que os motoristas fiquem confusos sobre onde podem ou não estacionar.
Leia também: “O Canadá está mais bem preparado para o frio intenso do que os EUA?“
Além disso, o estacionamento pode ser limitado em algumas áreas, o que significa que os motoristas podem ter que estacionar seus carros longe de casa ou do trabalho, o que pode ser inconveniente.
PUBLICIDADE
Para deixar ainda melhor, a remoção da neve pode tornar o estacionamento ainda mais difícil durante o inverno de Montreal. Quando ocorre uma grande nevasca, as autoridades locais geralmente removem a neve das ruas para torná-las mais transitáveis, mas isso pode levar à remoção de carros que não foram movidos a tempo. Isso pode causar estresse e inconveniência para os motoristas que precisam recuperar seus veículos.
Em geral, as placas que proíbem o estacionamento das 19h às 7h sobem no mesmo dia antes das 15h, e as placas que proíbem o estacionamento das 7h às 19h sobem no dia anterior antes das 20h.
Quanto custa uma multa de estacionamento em Montreal?
Tenha certeza de uma coisa, a primeira multa de estacionamento em Montreal você nunca esquece. Principalmente quando você ainda está debutando nas terras geladas e seu orçamento não tem espaço para surpresas. A primeira multa, e espero que última, foi 2019, quando eu era estudante. Usava o carro para ir ao College apenas quando tinha de resolver outras coisas no dia, pois além de ser muito difícil de estacionar, o custo de deslocamento era bem maior quando comparado com o transporte público.
Leia também: “Como usar o transporte público em Montreal“
Nesse dia, tive de ir para o College apenas para fazer uma prova e Montreal estava na fase de limpeza de das ruas por causa das folhas de outono. Sim, esqueci de mencionar que também tem essa fase difícil. Pois bem, me atrasei por apenas 5 minutos para chegar no carro, mas não teve jeito. Os guardinhas Mestres do Magos ficam de olho nos segundo para pegar você. É realmente uma coisa incrível.
Veja lista abaixo com os valores de multas de estacionamento mais comuns de Montreal.
- Ofensões gerais: $79 CAD (Foi quanto eu paguei na minha multa).
- Estacionamento duplo ou em uma zona de parada proibida: $89 CAD.
- Estacionamento em uma área reservada para deficientes ou em uma faixa de ônibus: $308 CAD.
E ainda tem a cereja do bolo, se você foi rebocado, terá que pagar $77,12 CAD (para os primeiros 10 km entre o lote apreendido e o local de onde foi rebocado) para obtê-lo de volta, mais $2,56 CAD para cada quilômetro adicional e $15,00 CAD para cada dia em que ele permanecer no lote apreendido. As taxas são mais altas para veículos de grandes dimensões.
Você pode encontrar seu carro rebocado usando este serviço on-line ou entrando em contato com o 311. Mas vou logo avisando que encontrar seu é outra coisa bem difícil, pois os rebocadores deixam em locais onde nem eles mesmos lembram. Agora imagina isso no inverno?
Estacionamento pago em Montreal
Agora você já está traumatizado o suficiente, vamos falar de estacionamento pago. Aqui o trauma também é no bolso, mas pelo menos você sabe o quanto vai ter de pagar.
Existem muitos estacionamentos pagos disponíveis em Montreal, desde estacionamentos subterrâneos até estacionamentos ao ar livre. Esses estacionamentos geralmente têm uma taxa horária, que pode variar dependendo da localização e da hora do dia.
PUBLICIDADE
Para utilizar um estacionamento pago em Montreal, os motoristas precisam estar atentos às regras de estacionamento e às instruções do estacionamento. Aqui estão algumas dicas para utilizar os estacionamentos pagos de Montreal com sucesso:
- Verifique as horas de funcionamento do estacionamento: alguns estacionamentos pagos em Montreal têm horários específicos de abertura e fechamento. Verifique as informações do estacionamento antes de estacionar para evitar surpresas desagradáveis.
- Preste atenção às taxas de estacionamento: as taxas de estacionamento podem variar dependendo da localização do estacionamento e da hora do dia. Alguns estacionamentos pagos em Montreal têm taxas mais baixas em fins de semana ou à noite. Certifique-se de estar ciente das taxas e horários do estacionamento para evitar multas ou cobranças adicionais.
- Use um aplicativo de estacionamento: alguns estacionamentos pagos em Montreal permitem que os motoristas paguem e gerenciem seu estacionamento através de aplicativos móveis. Isso pode ser conveniente e economizar tempo, especialmente se você precisar estacionar com frequência na cidade. Eu geralmente uso o P$ Service Mobile, mas há uma dezena deles que você pode baixar.
- Esteja preparado para pagar em dinheiro ou cartão: alguns estacionamentos pagos em Montreal podem aceitar apenas dinheiro (na maioria dos casos, apenas moedas) ou cartões de crédito/débito específicos. Certifique-se de ter o método de pagamento direto antes de estacionar.
Dica Bônus Ao usar um App de celular para pagar o estacionamento em Montreal, você deve informar o número de identificação do setor indicado no parquímetro (foto acima). Usando o aplicativo, você se livra de voltar até seu carro e comprar mais bilhete de estacionamento no totem. Com o aplicativo é possível acompanhar o tempo restante e fazer um novo pagamento, mesmo a distância. |
Dicas para Estacionar em Montreal
Com todas essas regulamentações em mente, aqui estão algumas dicas úteis para estacionar em Montreal com sucesso:
1. Use um aplicativo de estacionamento
Um dos métodos mais simples e convenientes para encontrar um lugar para estacionar em Montreal é usar um aplicativo de estacionamento. Existem vários aplicativos disponíveis que permitem que os motoristas encontrem vagas de estacionamento em tempo real e paguem por elas diretamente pelo aplicativo. Alguns dos aplicativos mais populares em Montreal incluem o PayByPhone, o P$ Service Mobile e o Stationnement de Montréal.
Ao usar um aplicativo de estacionamento, é importante garantir que você esteja estacionado em uma zona legal e que você esteja pagando a taxa de estacionamento correta. Alguns aplicativos também permitem que os usuários estendam seu tempo de estacionamento remotamente, o que pode ser útil se você precisar ficar mais tempo do que o previsto inicialmente.
2. Use um estacionamento garagem pago
Se você preferir evitar a confusão das regulamentações de estacionamento em Montreal, pode escolher entre os vários estacionamentos garagem no centro de Montreal. Não há opção mais barata, mas além de evitar as dores de cabeça listadas, você ainda tem a conveniência de deixar o carro protegido da neve e pode sair do carro sem sofrer aquele choque térmico nos dias em que o frio do inverno estiver congelante.
3. Obtenha uma permissão de estacionamento para residentes
Esta é mais indicada para quem tem carro e não possui garagem disponível no imóvel em que habita. Essa é uma realidade para mais de 80% da população de Montreal que vive em bairros mais antigos próximos ao centro.
Você pode obter um adesivo de estacionamento do seu bairro para estacionar seu veículo em zonas reservadas perto de sua casa. Este adhesivo de estacionamiento custa $143 CAD (9 meses) ou $71 CAD (6 meses). O custo é maior para veículos de grandes dimensões. Mais informações sobre como aplicar para uma permissão neste link aqui.
4. Escolha seu imóvel com base na disponibildiade de estacionamento
Ok, essa não chega a ser uma dica, mas sim um conselho importante. Mesmo em alguns grandes condomínios de apartamentos na grande Montreal, morar num prédio não chega ser garantia de que haverá vagas disponíveis para seu carro. Isso ocorre porque o metro quadrado é muito caro para usar em espaços para estacionamento.
Tome como exemplo o meu caso. Meu primeiro endereço foi na cidade de Laval, num condomínio gigante de com quase 800 apartamentos. Comprei meu primeiro carro depois de uns 3 meses por aqui e mesmo assim, uma das poucas vagas que o prédio tinha disponível era externa e ficava a mais ou menos uns 300 metros da entrada do prédio, pela qual eu pagava $65 CAD por mês. Fiquei numa fila de espera para uma garagem interna por quase um ano e não tive sucesso.
PUBLICIDADE
Leia tambem: “10 Cidades em Quebec estão entre as mais baratas para se viver no Canadá“
Quando mudei para Montreal, achei um sobrado de 3 andares com 12 apartamentos, mas apenas 6 vagas de garagem interna e nenhuma externa disponível. Havia apenas vagas na rua com sorte. Dessa vez tive mais sorte e consegui esse benefício pagando mais $100 CAD além do meu aluguel para mantê-la.
Diga-se de passagem, cem dólares muito bem pagos, pois só quem tem uma garagem interna em Montreal sabe o que quanto isso facilita sua vida. Curiosamente, esse ano até pensem em mudar para um apartamento maior, mas com a dificuldade de achar estacionamento em Montreal, confesso que abrir mão da garagem seria bem difícil.
Consederações finais
Morar em Montreal é assim, uma mistura de paixão e descontentamento. Como costumo dizer em meus textos, não se pode ter tudo. De toda forma, espero que meu guia possa ajudá-lo na árdua tarefa de estacionar o carro em Montreal.
Resumindo, era isso que eu tinha para dizer hoje. Se quer mais dicas como essas, inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Canadá, sobretudo em Quebec e Montreal.
Nos vemos no próximo post! 😉