PUBLICIDADE

Como tirar sua carteira de motorista em Quebec: Guia Completo

Dirigir no Canadá pode ser uma ótima maneira de conhecer um novo país. Afinal, há muitas belas paisagens para apreciar, de costa a costa. Para dirigir legalmente no Canadá, você precisará de uma carteira de motorista autorizada pela sua província ou território local. Para os recém-chegados que desejam se estabelecer em Quebec, aqui está tudo o que você precisa saber sobre como obter sua carteira de motorista e algumas das regras específicas para ter em mente quando estiver ao volante.

Como tirar sua carteira de motorista na Provincia de Quebec

Lista de Tópicos

  • 26:7 min

  • 6 comentários
  • 04 jan 2023
  • Marco Vasconcelos

Como fazer a carteira de motorista no Quebec?

Quebec opera em um sistema de licença graduada em várias etapas, pois ajuda a reduzir os riscos que os novos motoristas podem vir a enfrentar, principalmente em condições de clima tão severo. Para possuir uma carteira de motorista completa, os motoristas em Quebec são obrigados a fazer um curso de direção de Classe 5, bem como passar em um teste de conhecimento teórico e um teste de direção em campo. Este sistema foi projetado para oferecer aos motoristas novatos muita experiência prática antes de dirigirem de forma independente com poucas ou nenhuma restrição.

Um fato curioso sobre a Classe 5, o equivalente à categoria B no Brasil para veículos de passeio, é que ela permite que você dirija Trailers ou mesmo pequenos caminhões, algo que não acontece no Brasil. Um bom exemplo disso é que você mesmo pode alugar e dirigir um caminhão de mudança em Quebec com sua carteira de habilitação do Brasil (desde que dentro do prazo validade autorizado).

As carteiras de motorista são emitidas pela Société de l’assurance automobile du Québec (SAAQ). Os candidatos devem ter 16 anos ou mais. Os candidatos com menos de 18 anos devem ter o consentimento de um dos pais ou responsável. Como sempre gosto de trazer fatos curiosos no texto, aqui vai outro sobre a sigla SAAQ. A venda de bebidas (com exceção de cerveja e vinho) na província de Quebec é controlada através do monopólio de uma única rede chamada SAQ, assim, você vai ver que os trocadilhos entre essas duas empresas antagônicas é bem frequente.

Leia também: Como comprar um carro usado ou novo pelo menor preço no Canadá em 10 passos

Para facilitar o entendimento, vou dividir o post explicando o processo para quem já tem CNH no Brasil e para quem vai precisar tirar do zero, mas antes, irei responder algumas dúvidas frequentes sobre o tema.

O processo para tirar carteira de motorista na província de Quebec é o mesmo em todas as Canadá?

Diferentemente do Brasil, o Canadá não possui um código de trânsito nacional onde todas as autoescolas e DETRANS seguem mesmo rito independente do estado. No Canadá, cada província possui suas próprias regras e próprios órgãos de controle e consequentemente regras distintas, mesmo que a carteira emitida em Quebec ou em qualquer outra província tem validade nacional.

Pnus de inverno para Quebec Fonte banco de imagens
Pneus de inverno para Quebec – Fonte: banco de imagens

Um bom exemplo para ilustrar o que estou dizendo é o fato de Quebec é uma das únicas províncias do Canadá onde os motoristas são obrigados a ter pneus de inverno (exclusivos para neve e gelo) durante o período de dezembro a março. Isso mesmo, temos um custo adicional para manter dois jogos de pneus em nossos carros por aqui.

E antes que você pergunte, a resposta é não. Não usamos correntes ou cravos nas rodas como muitos pensam. Os pneus de inverno possuem uma tecnologia de aderência bem maior que os de quatros estações (chamados de all seasons) usados majoritariamente no resto do Canadá. Devem ser usados apenas a temperaturas perto ou abaixo de zero, senão vão desgastar muito rápidamente e também aumentar o consumo de combustível.

PUBLICIDADE

Minha carteira de motorista do Brasil vale na província de Quebec?

Sim, mas de forma provisória. Ela será válida por um tempo determinado até que possa tirar uma carteira definitiva seguindo os critérios abaixo:

Visto de Trabalho (Work Permit): Válido por até 6 meses contados da data de emissão de sua permissão. A regra é a mesma para turistas e para os que já chegam como residente permanente.

Visto de Estudo (Study Permit): Válido por todo o período de sua permissão. Isso quer dizer que se vier fazer um curso de 3 anos aqui em Quebec você tem vantagem de não ficar sob pressão para começar o processo logo que chega, podendo se adaptar mais pouco ao idioma e as regras de trânsito locais.

Ícone de Dicas Carteira de motorista no Canadá para brasileiros!
Se quer dirigir usando sua carteira de motorista do Brasil na província do Quebec, fique atento ao fato de você precisa providenciar uma tradução juramentada (inglês ou francês) de seu documento. Há relatos de brasileiros fazendo essa tradução com tradutores juramentados em Quebec, todavia, a forma mais usual de se fazer isso é através do serviço de tradução do consulado brasileiro em Montreal. Todo o processo pode ser iniciado online neste link aqui.
Ícone de Dicas Dica Bônus!
Essa foi uma dica recente sugerida por um de nossos leitores. Como forma alternativa a tradução de sua CNH, você também pode solicitar uma PID ainda no Brasil. Com uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) é possível transitar sem maiores transtornos no Canadá. Nosso leitor Lucas relatou que já foi até parado pela polícia uma vez o documento atendeu aos requisitos da legais de trânsito país. Você pode solicitar neste link aqui (se estiver no RJ), ou no Dentran de seu estado.

Minha carteira de motorista vai funcionar como documento de identificação no Canadá?

Mas do que isso, junto com sua carteira de saúde, ela é o documento mais importante para quem vive no Canadá, servindo até mesmo como comprovante de endereço e salvando sua vida na hora de resolver qualquer burocracia ou relação comercial. É possível fazer bastante coisa com seu passaporte do Brasil, mas você só começa a virar gente de verdade aqui depois que tira sua carteira de motorista.

LEIA TAMBÉM: Como solicitar seu cartão de saúde em Quebec (RAMQ)

Posso comprar um carro no Quebec usando apenas minha carteira de habilitação do Brasil como identificação?

PUBLICIDADE

Sim, mas tenha em mente que não irá conseguir financiar, mesmo que já tenha alguma pontuação de crédito relevante. Bancos e seguradoras andam de mãos dadas no Canadá de uma forma que você nem imagina, assim, se você não é um motorista habilitado no país, dificilmente terá aprovação para compra de um carro zero devido ao risco não aceito pela seguradora, mesmo que você tenha anos de habilitação no Brasil.

Por outro lado, para carros usados essa regra não se aplica, pois é você quem está pagando pelo risco. Fato que explica bem porque os primeiros anos de seguro para autos no Canadá serão os mais caros, principalmente se optar por uma cobertura total.

Bom, agora que já foram esclarecidas algumas dúvidas importantes, vamos ao processo.

Solicitando uma nova carteira de motorista em Quebec com base na experiência anterior de direção no Brasil

Se você tem experiência de direção anterior e uma licença válida em seu país de origem, você pode pertencer a uma das seguintes categorias:

  1. Você está se mudando de um país onde Quebec tem um acordo recíproco para a carteira de motorista.
  2. Você está se mudando de um país onde Quebec não tem um acordo recíproco para a carteira de motorista. (É aqui que nós brasileiros entramos)

1. Mudando de um país com um acordo recíproco para a carteira de motorista

Países elegíveis: Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Ilha de Man, Japão, Holanda (incluindo Sint Maarten, Aruba, Bonaire, Curaçao, Saba e Sint Eustatius), Coreia do Sul, Suíça, Taiwan, Reino Unido (incluindo Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), Estados Unidos.

Processo para obter uma carteira de motorista local em Quebec: Troque sua carteira de motorista existente do seu país de origem em um ponto de serviço.

Principais critérios de elegibilidade: Pelo menos dois anos de experiência de condução, comprovante de direito de residência no Canadá e comprovante de residência em Quebec.

PUBLICIDADE

Etapas envolvidas: Marque uma consulta para visitar um ponto de serviço de Quebec e traga:

  1. Prova do direito de permanecer no Canadá, prova de residência em Quebec (Work/Study Permit ou PR Card).
  2. Traga sua carteira de motorista estrangeira atual e válida e a prova de que você era residente naquele país nos últimos três anos. (Já ouvi relatos de que eles já aceitaram CNHs vencidas, mas não posso afirmar ou aconselhar nesse caso)
  3. Tradução da sua carteira de motorista, se estiver escrita em um idioma diferente do francês ou inglês. (Já expliquei isso)
  4. Pague a taxa: A licença regular é de $ 98,73 CAD por ano.

Leia também: Tarifas de serviços e salário mínimo em Quebec: Atualizações 2024

Se você tem menos de dois anos de experiência de condução em um país recíproco:

  • Se você não puder provar dois anos ou mais de experiência de direção, terá que se inscrever para obter uma licença probatória.
  • Você precisará passar em um teste de conhecimento e um teste de prático. Depois de provar um bom histórico de direção por dois anos, você pode se inscrever para obter uma carteira de motorista de Classe 5 completa.

2. Mudando de um país sem acordo recíproco para a carteira de motorista (Brasileiros)

Se você estiver se mudando de um país que não tenha um acordo recíproco com Quebec, ainda poderá trocar sua carteira de motorista. Você deve ter uma carteira de motorista estrangeira equivalente a uma carteira de motorista Classe 5 em Quebec por pelo menos um ano (A nossa classe B).

Você também terá que provar que tem permissão para permanecer no Canadá e é residente de Quebec. Além disso, você precisará passar em um teste de conhecimento e um teste prático de direção.

Etapas envolvidas:

  1. Prepare-se para o teste de conhecimento com antecedência estudando:
    1. Manual do Motorista
    2. Dirigindo um Veículo de Passageiros
    3. Você também pode querer revisar o Road Access Binder, que está disponível em escolas de condução reconhecidas pelo AQTr
  2. Marque uma consulta para visitar um ponto de serviço de Quebec 
  3. Traga prova de direito de permanência no Canadá e prova de residência em Quebec. (Permissões de Estudo ou Trabalho ou carteira de RP)
  4. Traga sua carteira de motorista estrangeira atual e válida e a prova de que você era residente nesse país nos últimos três anos, além de uma tradução da sua carteira de motorista, se estiver escrita em um idioma diferente do francês ou inglês.
  5. Na consulta, você pode ser elegível para fazer o teste de conhecimento imediatamente ou terá que marcar outra consulta. (Aconselho agendar logo, pois as filas de espera podem ser longas se morar em grandes centros como Montreal)
  6. Quando você fizer o teste de conhecimento você deverá pagar uma taxa de $ 12 CAD.
  7. Depois de passar, agende uma consulta para fazer um teste prático e pague as taxas do teste: $ 30 CAD.
  8. Depois de passar no teste de estrada, você receberá uma carteira de motorista de Quebec. Uma licença regular é de $ 35,70 CAD por ano. (O valor da taxa será proporcional ao tempo que falta para sua data de aniversário, assim, você só paga o valor integral no ano seguinte)

Repetição do exame de direção no Quebec e idiomas disponíveis

Não tenho uma estatística para fornecer sobre quantas pessoas falham no teste de conhecimentos teóricos e ou no teste prático, mas posso afirmar por observação empírica e experiência própria que há um número de reprovações considerável nas primeiras tentativas, principalmente por razões de comunicação e costumes, afinal, são novas regras em um novo idioma.

Como tirar sua carteira de motorista em Quebec: Guia Completo
Motorista sem paciência no Trânsito – Fonte: Banco de Imagens

No caso de falha do exame, será necessário esperar 28 dias para remarcar e é claro, pagar novamente as taxas.

PUBLICIDADE

E não há a possibilidade de fazer em nosso idioma Portugês. Esse benefício é oferecida apenas para os falantes de Mandarim, Espanhol e Árabe. Em alguns casos até mesmo em Punjabi (para indianos). Se você não está confortável com o inglês ou francês e fala algum dos idiomas listados você pode agendar um teste neste link aqui.

No teste teórico é possível alternar de idioma (Inglês / Frances) em tempo real, assim, se não souber uma palavra em um dos idiomas, basta apertar um botão para tradução.

Ícone de Dicas Dica importante!
Durante o teste teórico, use todo o tempo disponível e faça com bastante calma, muitos se afobam com o tempo e não prestam atenção a detalhes onde situações de trânsito são exibidas em desenhos, todas elas são pegadinhas. Outra dica é, se puder marcar para fazer seu teste prático em uma cidade mais afastada, tipo de interior, faça-o!

Além do trânsito ser muito mais tranquilo (Montreal pode ser caótico, acredite), geralmente os instrutores são muito mais gente boa e mais pacientes. Segui essas dicas e bombei no primeiro teste teórico (me afobei com tempo), mas passei de primeira no prático, mesmo cometendo um pequeno deslize no trânsito.

Teste prático de direção, o que eu preciso saber?

Primeiro, os instrutores querem saber se você faz bem o teatro de olhar exaustivamente para os dois lados quando fizer a parada completa em uma placa de Arrêt (Stop), principalmente em cruzamentos. Segundo, eles vão avaliar seu nível de atenção, controle de velocidade e o quão você é gentil no trânsito.

Saber lidar com situações onde é necessário identificar rapidamente de quem é a preferência é outro ponto forte em sua avaliação. Como brasileiros, sabemos bem o que significa direção defensiva, mas infelizmente não podemos dizer que somos os mais educados no trânsito quando comparados aos canadenses.

Nas vezes que for solicitada a demonstração da baliza, como estacionar o carro em vagas na rua, você verá que é como brincar no parque, pois até pra mim, cuja a habilidade não é dos pontos mais fortes, foi moleza. O espaço entre as vagas é enorme e exige pouca habilidade do motorista. E se for em cidades mais afastadas do centro melhor ainda.

Sinalizacao confusa Fonte Banco de Imagens
Sinalização confusa – Fonte: Banco de Imagens

Muita atenção a sinalização em Montreal, é a mais louca que eu já em minha vida e motivo de piadas entre canadenses de outras provincias, principalmente se alguma rua está em obras. Esse sim será um dos grandes desafios, pois nem eles mesmos são capazes de entender. Mais uma vez, cidades menos afastadas e pacatas são sempre as melhores para fazer o teste prático.

Como é a relação dos quebecos com o trânsito local?

Mesmo com todo o rigor que mencionei do exame de direção, os quebecos, como gosto de chamar carinhosamente, também não são um exemplo de virtude no trânsito e você logo vai notar isso. Até mesmos os canadenses de outras províncias fazem piada com isso.

Eles gostam de velocidade, muita buzina, são péssimos de baliza e não são muito pacientes com quem faz M nas ruas, mas ainda sim, são melhores que os brasileiros no quesito respeito às regras de trânsito, como não mudar de faixa constantemente, esperar filas enormes seguindo o fluxo para quem vai fazer uma conversão e realmente respeitam os pedestres e ciclistas.

Como vivemos num país onde há imigrantes de muitos países, é preciso somar esse contingente de novos motoristas e seus péssimos hábitos de direção como indianos, árabes e chineses, conhecidos mundialmente pelo trânsito caótico de seus países. Posso dizer que em 4 anos de direção aqui já presenciei muita barbeiragem nas ruas cometidas por não quebecos.

Sei que está soando como um comentário racista, mas é verdade, assim como nós brasileiros, tem gente que faz o correto, mas tem muita gente que não quer se adaptar a cultura do trânsito local e essas 3 nacionalidades que citei são as que menos se esforçam para se ajustar a cultura local. Você vai notar que quanto mais longe dos grandes centros como Montreal, melhor será a qualidade e educação no trânsito.

Carro próprio ou alugado para fazer o exame prático de direção?

Você pode fazer o teste em seu próprio carro, desde que ainda possua sua licença de direção do Brasil válida, afinal, vai ficar esquisito chegar sozinho sem uma permissão para dirigir, ainda mais se tomar bombar no teste. Certifique-se apenas de que seu carro está em condições mínimas de conservação, como freios e pneus em bom estado, assim como limpadores e lanternas sem defeitos. Ele vai testar tudo isso antes de começar o teste.

Para os que não podem usar o próprio carro há a possibilidade de alugar um da própria SAAQ, basta fazer o aluguel com antecedência neste link aqui pagando o valor de $ 43,49 CAD + impostos.

PUBLICIDADE

Se você tem menos de um ano de experiência de condução em um país sem um acordo recíproco (Brasileiros):

  • Você não pode trocá-lo por uma carteira de motorista de Quebec.
  • Você precisará se inscrever para entrar no processo de licenciamento graduado.

O quadro a seguir resume bem o deve considerar para sua elegibilidade.

Países com um acordo recíproco com Quebec, com pelo menos dois anos de experiênciaPaíses sem um acordo recíproco com Quebec, com pelo menos um ano de experiência
Preciso de um comprovante de direção?SIMSIM
É necessário um teste de conhecimento?NãoSIM
É necessário um teste de estrada?NãoSim. Você receberá uma licença completa quando passar.

O que um extrato de direção deve incluir?

Um extrato de direção, também conhecido como registro de direção, é a prova oficial da sua experiência de condução. É uma carta oficial da agência que emitiu sua licença. Isso será levado em conta pela SAAQ para determinar sua experiência de condução.

Um extrato de direção deve ser:

  • Escrito em francês ou inglês;
  • Se estiver em outro idioma, você é obrigado a enviar uma tradução da carta por um tradutor aprovado;
  • Produzido nos últimos 90 dias;

Também deve fornecer as seguintes informações:

  • Inclua a classe/tipo de licença mantida;
  • A data de validade de cada tipo de licença;
  • Quaisquer datas em que sua carteira de motorista não fosse válida, pois estava sob penalidade, suspensa, cancelada ou não renovada;

Como obter uma carteira de motorista em Quebec do zero como aprendiz (Menores de 18 anos e Não motoristas no Brasil)

Se você não tem uma licença existente e gostaria de obter uma carteira de motorista de Quebec, você deve ter pelo menos 16 anos para se inscrever. Os candidatos com menos de 18 anos devem ter o consentimento de um dos pais ou responsável.

Etapas envolvidas:

  1. Inscreva-se para um curso de direção de Classe 5 em uma escola reconhecida pela Association québécoise des transports (AQTr).
  2. Complete a Fase 1 do curso de direção.
  3. Estude o Curso de Condução on-line.
  4. Passe no teste de conhecimento dado pela escola de condução.
  5. Visite um ponto de serviço de serviço de Quebec para solicitar uma licença de aluno.
  6. Passe em um teste de visão e preencha um formulário de Declaração de Doença ou Deficiência.
  7. Pague a taxa de $ 74,30 CAD por uma licença de aluno de 18 meses.
  8. Depois de passar, você receberá a licença do seu aluno e será considerado um motorista iniciante e continuará com o curso da escola de direção.
  9. Você deve ter uma licença de aluno por pelo menos 10 meses antes de solicitar uma licença probatória.

PUBLICIDADE

Aqui estão os diferentes estágios da obtenção de uma carteira de motorista em Quebec partindo do zero:

1. Registre-se para um curso de direção

Em Quebec, é obrigatório fazer um curso de direção de Classe 5. Você tem que se registrar em uma escola de condução reconhecida pela Association québécoise des transports (AQTr). Para solicitar uma licença de aluno, você deve concluir quatro módulos da Fase 1 do curso de direção. Cada módulo inclui uma teoria de duas horas em sala de aula, bem como um componente de autoestudo disponível no Curso de Condução on-line. Você também terá que passar no teste de conhecimento dado pela escola de condução.

2. Licença do aluno

Uma licença de aprendizado é a segunda etapa para se tornar um motorista em Quebec. Depois de passar no teste de conhecimento administrado pela escola de condução, você pode visitar um ponto de serviço de Quebec para emitir uma licença de aluno. Você também será obrigado a passar em um teste de visão e preencher um formulário de Declaração de Doença ou Deficiência. Você receberá uma licença de aprendizado por 18 meses e poderá dirigir com um instrutor de direção licenciado ou um motorista acompanhante que tenha uma carteira de motorista Classe 5 válida por pelo menos dois anos.

Você continuará com o curso da escola de condução, onde receberá 24 horas de teoria e 15 horas de condução na estrada com um instrutor. Você deve ter uma licença de aluno por pelo menos 10 meses.

Este tipo de licença tem a maioria das restrições, incluindo:

  • Dirija com um motorista supervisionado no banco do passageiro que tenha uma licença de Classe 5 válida por pelo menos dois anos ou um instrutor de direção qualificado;
  • Consumo zero de álcool e zero drogas em seu sistema;
  • Não há como dirigir entre meia-noite e 5 da manhã;
  • Sem uso de dispositivos eletrônicos portáteis;
  • Restrito a um suporte de quatro pontos de demérito;

3. Licença de avaliação

A próxima etapa é obter uma licença probatória. Para fazer isso, você precisará ter sua carteira de aprendizado por pelo menos 12 meses, passado por um curso de direção reconhecido, passar por um teste de conhecimento a partir de materiais abordados no Curso de Condução no site da SAAQ, Condução de um Veículo de Passageiros e no Manual do Condutor, bem como um teste de estrada.

Existem restrições que se aplicam, incluindo:

PUBLICIDADE

  • Restrito a um suporte de quatro pontos de demérito;
  • Consumo zero de álcool e zero drogas no seu sistema;
  • Limite de um passageiro (a família imediata está isenta) nos primeiros seis meses ou menos e um limite de três passageiros após mais de seis meses com uma licença probatória, a menos que com um motorista supervisor com uma licença completa e dois ou mais anos de experiência de condução;
  • Sem uso de dispositivos eletrônicos portáteis;

4. Licença completa

Uma carteira de motorista completa é o passo final do sistema de licença graduada de Quebec. Se você mantiver um bom histórico de direção por dois anos, poderá obter uma carteira de motorista de Classe.

Por último, não há teste de estrada associado à obtenção de uma licença de Classe 5 de Quebec, mas você terá que demonstrar uma condução segura e capaz por mais de dois anos com sua licença probatória.

Eles incluem:

  • Todo carro que você dirige deve ter seguro automóvel; 
  • Não pode ter uma concentração de álcool no sangue (BAC) superior a 0,05 por cento

Ícone de Dicas Dica importante!
A maioria das companhias de seguros de automóveis oferece um desconto ou prêmio reduzido para novos motoristas que concluíram um programa de treinamento de motoristas reconhecido. Algumas seguradoras também oferecem descontos para motoristas que fizeram um curso de direção defensiva.

Qual é a estrutura de taxas para uma carteira de motorista em Quebec?

A estrutura de taxas para uma carteira de motorista Classe 5 de Quebec é a seguinte:

ItemCusto
Teste de conhecimento$ 12 CAD
Licença de aprendiz$ 74,30 CAD
Teste de estrada$ 30 CAD
Licença de avaliação$ 181,06 CAD
Licença de um ano$ 35,70 CAD
Taxa anual de renovação de licença$ 87,28 CAD
Fonte: SAAQ (Valores podem sofrer alterações sem tenham sido atualizados neste post)

O que você precisa saber sobre regras de trânsito em Quebec

Mesmo que você esteja dirigindo há mais de 20 anos você vai notar que esta longe de ser um motorista de Quebec. Uma boa forma de se adaptar rápido é se familiarizar com o Código de Segurança Rodoviária em Quebec antes de ficar ao volante de um carro. Isso ocorre porque pode haver algumas regras com as quais você não estava familiarizado em seu país de origem.

Ciclistas como preferencia Fonte Banco de Imagens
Ciclistas como preferência – Fonte: Banco de Imagens

Aqui estão algumas regras rodoviárias comuns para Quebec:

  1. Sinais de trânsito e informações rodoviárias geralmente estão em francês, não em inglês (a exceção será vista apenas em bairros ingleses de Montreal). Uma rodovia é chamada de “Autoroute”.
  2. Você e seus passageiros devem sempre usar o cinto de segurança corretamente enquanto dirigem.
  3. Dispositivos de aviso de câmera de velocidade são ilegais em Quebec.
  4. A velocidade é medida em quilômetros por hora. Onde não há limites de velocidade publicados, a velocidade máxima é de 30 km/hora nas zonas escolares, 50 km/hora em cidades, vilas e aldeias, 90 km/hora em estradas rurais e 100 km/hora nas principais rodovias.
  5. Os ciclistas também devem seguir as regras da estrada, mas os motoristas devem estar cientes delas. (A distância mínima entre o carro e ciclistas em Quebec durante uma ultrapassagem é de 2,5m)
  6. Exceto na ilha de Montreal, é legal virar à direita em um sinal vermelho, desde que você faça uma parada completa primeiro e espere até que o caminho esteja limpo. Em alguns cruzamentos, pode haver um sinal proibindo uma curva à direita em uma luz vermelha.
  7. Chegue a uma parada completa em uma parada de quatro vias e os motoristas se revezam dirigindo em ordem de chegada na parada (Mesma regra para quem já dirigiu nos EUA).
  8. Os motoristas em ambas as direções são obrigados a parar para ônibus escolares parados com a luz vermelha piscando e/ou o sinal de parada ativado. Isso inclui se o motorista estiver atrás do ônibus ou se o ônibus estiver chegando. Quando você vir um ônibus com luzes âmbar piscando, diminua a velocidade e prepare-se para parar. Fique parado até que o ônibus siga em frente ou o motorista do ônibus sinalize que é seguro para você prosseguir. A exceção é para o tráfego que se aproxima, onde há uma parede mediana entre o seu veículo e o ônibus.
  9. Em uma travessia de pedestres, você deve ceder aos pedestres e permitir que eles cruzem com segurança antes de prosseguir.
  10. Você é obrigado a desacelerar e se mover para todos os veículos de emergência, caminhões de reboque e veículos de vigilância parados na beira da estrada com seu sinal de luz de seta amarela ou luzes piscando ativadas.
  11. A condução distraída não é permitida, isso inclui o uso portátil de telefones celulares. A não obedeçam a esta regra pode resultar em multas pesadas e possível suspensão de licença.
  12. Dirigir embriagado é punível por lei. A concentração máxima legal de álcool no sangue (BAC) em Quebec é de 0,05%.
  13. É legal passar à direita ou à esquerda, mas passar à esquerda é geralmente mais comum e previsível, tornando-o uma escolha mais segura para passar. Além disso, o Código de Segurança Rodoviária diz que você não pode dirigir na faixa da esquerda em uma estrada de várias pistas, a menos que passe ou vire à esquerda. Ao contrário de outras províncias do Canadá, essa regra é aplicada em Quebec.
  14. A Lei de Seguro Automóvel de Quebec afirma que você deve ter um seguro de carro válido ao dirigir. Se você for pego sem seguro, pode ser multado e pode perder automaticamente sua licença. Ressaltando que a obrigatoriedade é apenas para uma apólice contra danos a terceiros. Você não é obrigado a fazer um seguro total.

PUBLICIDADE

Ícone de Dicas Dica importante!
Outra grande diferença que você pode encontrar ao dirigir em Quebec é a condução de inverno. Se você não tem experiência com a condução no inverno, ficar ao volante de um carro durante uma tempestade de neve pode parecer uma experiência assustadora. Dependendo do seu nível de conforto, considere investir em algumas aulas de direção com um instrutor profissional de direção de inverno. Eles podem levá-lo através de cenários comuns que você pode enfrentar no inverno, como controle de derrapagem, prevenção de colisões, prevenção de colisão traseira e frenagem em superfícies escorregadias.

O Conselho de Segurança do Canadá tem algumas dicas de condução no inverno. Algumas coisas importantes a serem lembradas são:

  1. Certifique-se de que seu veículo esteja preparado para a condução no inverno.
  2. Considere investir em pneus de inverno, que proporcionam melhor tração sob gelo e neve.
  3. Dirija suavemente e devagar.
  4. Não saia – isso tornará mais difícil parar com segurança.
  5. Freio antes de fazer uma curva.
  6. Mantenha as luzes acesas durante a neve para aumentar a visibilidade.

Dirigir a noite durante uma nevasca Fonte banco de imagens
Dirigir a noite durante uma nevasca – Fonte: banco de imagens

Certifique-se de se familiarizar com o processo de obtenção de uma carteira de motorista local. Revise suas regras de estrada com antecedência e fique seguro. Ter uma carteira de motorista provincial lhe dará a liberdade de se deslocar para o trabalho, explorar seu novo bairro e sobretudo, ter o conforto de poder se deslocar bem aquecido naqueles dias em que faz menos -20 lá fora e você não está afim de pegar aquela friaca para fazer mercado.

E nem preciso dizer o quanto é prazeroso viajar de carro pelo Canadá com estradas e paisagens de tirar o fôlego, eu já fiz algumas e recomendo.

LEIA TAMBÉM: O Canadá está mais bem preparado para o frio intenso do que os EUA?

Bom, podia falar muito mais sobre direção por aqui, mas acho que já foi suficiente por hoje. Em breve trarei mais informação útil sobre esse mesmo tema.

Nos vemos no próximo post! ;)

Compartilhe este post:

Tags

Marco Vasconcelos

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfim, é isso que eu faço.

24

jun

P21 Guia Passo a Passo Criar Conta no Site de Imigração do Canadá em 2024

Criar uma conta no site de imigração do Canadá é um passo crucial para quem planeja visitar, estudar ou trabalhar no país em 2024. Este…

02

abr

Como se preparar para primavera em Quebec

Depois de seis anos vivendo em Quebec, posso dizer que já passei por um pouco de tudo durante esta estação "quase" encantadora no Canadá. No…

28

mar

Bairros de Montreal Guia Ahuntsic Cartierville

Se você está considerando se mudar para Montreal, o bairro de Ahuntsic-Cartierville merece sua atenção. Localizado na região norte da cidade, este bairro oferece uma mistura fascinante…

6 comentários

  • Excellent information, Marco. Thanks!

  • A minha CNH venceu esse mês. Tenho que fazer todo o processo do zero?

    • Marco Vasconcelos

      Oi Juliane, segundo a lei de Quebec, apenas carteiras válidas podem ser usadas no processo de transição. Pela normal, você teria renovar sua CNH do Brasil antes de iniciar um processo de transição pela SAAQ, mas não posso afirmar com certeza. O melhor a fazer nesses casos é agendar uma consulta com eles para tirar essa dúvida.

  • É possível usar a cnh digital para dar entrada na cnh em Quebec?

    • Marco Vasconcelos

      Olá Flávia, não tenho certeza sobre isso, mas acho pouco provável. Lembre em meu processo que eles pediram documentos impressos e originais para tirar cópia e incluir em meu dossiê. Seria bom confirir isso no site ou ligar.

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE