PUBLICIDADE

Canadá | Emprego

Como calcular seu salário no Canadá

Antes de começar seu primeiro emprego no Canadá, é importante ficar esperto quanto ao que realmente vai para seu bolso depois das deduções de impostos. Assim, tenha em mente que o salário que você negocia com seu empregador, está longe de ser o que de fato vai parar em sua carteira no final do mês. Neste post, vamos dissecar em detalhes o quão grande pode ser a mordida do leão canadense.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 13 de outubro de 2023

Atualizado há 3 dias

Como calcular o salário líquido no Canadá

Lista de tópicos:

()

Porque tantas deduções na folha de pagamento canadense?

No Canadá, seu empregador faz certas deduções do seu salário antes que ele possa cair em sua conta. Algumas dessas deduções em contra-cheque de pagamento, como impostos de renda, vão para o financiamento de sistemas públicos, enquanto outras podem ser usadas para fornecer assistência financeira em certos estágios da vida, como durante períodos de desemprego, licença maternidade e paternidade ou aposentadoria.

Nesse caso, seu holerite deve incluir todos os detalhes das deduções da folha de pagamento que foram feitas pelo seu empregador.

Leia também: 20 perguntas mais frequentes sobre como trabalhar no Canadá

Qual é a data base para receber seu salário no Canadá?

Diferentemente do Brasil, os empregadores canadense gozam de uma flexibilidade muito maior para definir suas datas base de pagamento, uma vez grande parte dos contratos de trabalho são regidos por acordos particulares, com exceção de algumas categorias especiais regidas por sindicatos. Dessa forma, é comum que empregados no Canadá possam receber seu pagamentos com frequência semanal, quinzenal ou mensal.

Como o que importa é seu salário hora e o número de horas que você trabalha por semana (geralmente 37.5 horas), seus ganhos bem previsíveis. Por essa razão, empresas canadenses tem a cultura de sempre informar o salário anual em suas ofertas de emprego para simplificar o processo.

Você pode rapidamente fazer um o cálculo para obter as frações necessárias do salário usando a seguinte fórmula: (Salário hora x Total de horas trabalhadas na semana x Total de semanas no ano). Por exemplo: $16 CAD por hora x 37.5 horas x 52 semanas = Salário Bruto de $31.200 CAD por ano.

Leia também: Quanto custa viver no Canadá em 2024?

Como é um holerite ou recibo de salário no Canadá?

Um holerite, também conhecido como recibo de pagamento ou Paycheck (para os de lingua inglesa) ou Chèque de paye (para quem vive em Quebec), é um registro de seus ganhos de emprego. No Canadá, os funcionários permanentes recebem um holerite para cada período de pagamento, seja você pago semanalmente, quinzenalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

PUBLICIDADE

Para cada pagamento de salário que você receber, o holerite que o acompanha mostrará como esse valor foi calculado, incluindo deduções na folha de pagamento feitas pelo seu empregador. Seu holerite pode estar em papel ou formato digital e pode ser entregue a você pessoalmente, enviado a você por e-mail ou armazenado em um portal online que os funcionários podem acessar.

Um holerite é diferente de um cheque de pagamento, que é o pagamento real de salários na forma de um cheque físico. Muitos empregadores canadenses também pedem aos funcionários que se inscrevam para depósito direto, caso em que você receberá seu salário transferido diretamente para sua conta bancária em vez de por cheque.

Para isso, seu empregado normalmente pede que você apresente o popular Void Check. Você pode pedi-lo ao seu gerente de banco ou simplesmente baixá-lo caso use alguma aplicação de internet banking para acessar sua conta. Veja um exemplo de Void Check abaixo.

Void Check
Exemplo de Void Check – Fonte: Banco Desjardins

Parece bem tolo a primeira vista ter de mostrar esse documento no lugar de simplesmente informar os dados de sua conta ao seu empregador, mas isso é algo cultural no Canadá, então apenas aceite. O Void Check vai funcionar como uma espécie de autorização para o seu empregador fazer o depósito do seu salário em sua conta.

O que o seu holerite canadense inclui?

Como recém-chegado ao Canadá, é importante saber o que seu holerite inclui e como você deve lê-lo. Embora os recibos de pagamento de diferentes empresas possam parecer um pouco diferentes, eles normalmente incluem as mesmas informações. Aqui está uma visão geral das informações que seu holerite fornece:

  • Seu nome, endereço e seu Número de Seguro Social (SIN)
  • Número de identificação do funcionário (Sua matrícula), se aplicável.
  • Data de pagamento, ou a data em que você recebe seu salário ou salário para o período.
  • Período de pagamento, que é o período pelo qual você está sendo pago (geralmente duas semanas, 15 dias ou um mês).
  • Ganhos brutos ou sua renda para esse período de pagamento antes de impostos e deduções.
  • Deduções para o período de pagamento, como imposto de renda deduzido na fonte, etc.
  • Pagamento líquido pelo período de pagamento, que será o seu salário para levar para casa após impostos e deduções. (NET PAY)
  • Pagamento bruto e deduções anuais.
Contra Cheque Canadense
Exemplo de Contra Cheque Canadense (Salário base $16CAD hora)

Leia também: Como obter um Número de Seguro Social (SIN) ao chegar no Canadá: Guia completo

Seu salário no Canadá varia de acordo com a província onde trabalha

Pois é, outra pegadinha dos canadenses. No Canadá, as deduções de impostos variam de acordo com a província em que você trabalha, algo que não ocorre no Brasil.

Para ilustrar isso de forma mais clara, vou printar os resultados usando uma ferramenta disponível no site da Ernst & Young, nela é possível ver claramente as diferenças. Neste exemplo, farei a demonstração usando um número fechado (salário de $100 mil por ano), assim você pode ter uma noção rápida da mordida leão canadense.

PUBLICIDADE

Nota! Os dados demonstrados em todas as tabelas deste post usaram dados de referência dos anos de 2022 e 2023, dessa forma, alguns valores podem estar defasados a medida em que o post for ficando mais antigo.

Lista de pronvincias e salarios no Canada
Deduções de salários por província no Canadá (Salário base 100 mil por ano) – Fonte: Ernst & Young

O primeiro lugar em termos de tamanho da mordida ficou para a província de Nova Escócia. Por outro lado, se você for tipo forte, disposto a viver a maior parte do tempo debaixo do gelo em companhia de Esquimós (Chamados de primeira nação) e ursos poláres, o salário na província de Nunavut pode até compensar o perrengue.

Deduções na folha de pagamento no Canadá

As deduções na folha de pagamento podem ser uma surpresa para alguns recém-chegados, especialmente aqueles que vêm de países como o Brasil, onde a forma de tributação tem outras tantas particularidades.

Ficar esperto sobre como funcionam as deduções na folha de pagamento é algo bastante recomendável aos recém-chegados, pois pode evitar um mau planejamento financeiro logo nos primeiros meses de emprego.

É bem compreensível ficar empolgado ao receber uma oferta de salário para trabalhar no Canadé que esteja na casa dos $80 mil por ano. Alías, esse é um sentimento bem comum de ver não apenas entre os brasileiros.

Não se dar conta do quanto vai exatamente para seu bolso é, inclusive, um erro bastante recorrente de muitos recém-chegados que não fazem a conta do custo de vida canadense versus receitas líquidas. Assim, para desmistificar esse essa caixa de pandora chamada imposto no Canadá, vou demonstrar o cálculo e as deduções usando uma ferramenta muito popular disponível no site Talent.com.

Leia também: Quanto custa viver no Canadá em 2024?

Nesse exemplo, vamos simular um salário de $66.600 CAD por ano na província de Quebec. Depois eu explico porque usei esse valor. Este simulador usa parametros como 37.5 horas de trabalho por semana e férias de duas semanas.

PUBLICIDADE

Deduções da folha de pagamento Canada
Deduções da folha de pagamento Canadá – Quebec – Fonte: Talent.com

As deduções mais comuns na folha de pagamento no Canadá incluem:

  • Contribuições para o Plano de Pensão do Canadá (CPP)
  • Plano de Pensão de Quebec (QPP)
  • Prêmios de Seguro de Emprego (EI)
  • Deduções de imposto de renda.

Em alguns casos, seu holerite também pode incluir deduções na folha de pagamento, como contribuições para o plano de pensão em grupo ou para o plano de aposentadoria em grupo, taxas sindicais ou prêmios para benefícios adicionais.

Nota! Os valores listados neste simulador são apenas estimativas, pois para efetuar o cálculo exato seria necessário informar muitas outras variáveis como número horas trabalhadas por semana, semanas de férias e deduções adicionais. Se tiver alguma noção de contabilidade fiscal e leis canadenses que regem as folhas de pagamento o mais recomendado é utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo governo.

Plano de Pensão do Canadá (CPP) ou Plano de Pensão de Quebec (QPP)

O que é o Plano de Pensão do Canadá (CPP)?

Plano de Pensão do Canadá é um plano administrado pelo governo que fornece uma pensão tributável para substituir parte de sua renda após a aposentadoria. É financiado por meio de contribuições feitas por funcionários elegíveis, empregadores e trabalhadores autônomos. Quebec tem seu próprio plano de pensão conhecido como Plano de Pensão de Quebec (QPP), e empregadores e trabalhadores devem contribuir para o QPP em vez do CPP.

Leia também: 10 Perguntas frequentes sobre a Declaração de Imposto de Renda no Canadá

Quem precisa fazer contribuições para CPP ou QPP?

Os empregadores são obrigados por lei a deduzir as contribuições do CPP (QPP se você estiver em Quebec) do seu salário se você atender às seguintes condições:

  • Você está em um emprego pensionável por todo ou parte do ano.
  • Você tem entre 18 e 69 anos, mesmo que já tenha começado a receber pensão CPP ou QPP. Você pode, no entanto, optar por parar de contribuir quando atingir os 65 anos de idade.
  • Você não é considerado desativado conforme definido pelo CPP ou QPP.

Seu empregador deve corresponder à sua contribuição e remeter o valor total ao governo.

Indivíduos autônomos com uma renda líquida (de seus negócios e emprego, se houver) de mais de $ 3.500 CAD também são obrigados a contribuir para o CPP ou QPP.

Como os empregadores calculam sua contribuição para o CPP

Todos os anos, o governo define um limite máximo de ganhos anuais pensionáveis e uma taxa de contribuição para funcionários e empregadores. No ano de 2023, os ganhos anuais máximos de pensão são de $66.600 CAD, com um valor básico de isenção de $3.500 CAD, e a taxa de contribuição é de 5.95% para todo o Canadá e 6.4 para Quebec. O empregador deduzirá sua contribuição CPP do seu salário ou salário ao longo do ano.

Isso significa que, se sua renda anual (em Quebec) for superior a $ 66.600 CAD, sua contribuição anual do CPP será de 6.4% sob um salário de $3.500 a $66.600. Se para qualquer valor superior ao teto de $66.600 será aplicado valor de dedução de $4.038,40 CAD.

PUBLICIDADE

Veja esse outro exemplo usando a ferramenta da cálculo do site Career Beacon.

Deducoes Quebec
Deduções Governo de Quebec QPP – Fonte: Career Beacon.

Quando você começa a receber benefícios de CPP?

A idade padrão para começar a receber a pensão de aposentadoria CPP é de 65 anos, mas você pode optar por iniciá-la a partir dos 60 anos ou até 70 anos. Quanto mais cedo você optar por começar a receber sua pensão, menor será o valor mensal. O valor máximo mensal que você pode receber atinge os 70 anos, então não há benefício em esperar além disso.

Além de uma pensão de aposentadoria, o CPP também fornece vários outros benefícios, como o benefício pós-aposentadoriapensão de invalidez, benefício infantil, pensão de sobrevivência benefício por morte.

Quanto você pode receber da sua pensão de aposentadoria no Canadá (CPP)?

A pensão de aposentadoria CPP que você recebe dependerá da idade em que você começa a receber sua pensão, do número de anos em que contribuiu para o plano e de seus ganhos médios previdenáveis ao longo de sua vida profissional.

Para 2023, o valor máximo mensal que você poderá receber se iniciar sua pensão aos 65 anos é de $1.306,57 CAD. Sua situação determinará quanto você receberá até o máximo. No entanto, o valor a que você tem direito pode ser inferior ao máximo, dependendo da sua situação específica, como se você se juntar à força de trabalho tarde, se mudar para o Canadá no meio da sua carreira ou optar por se aposentar mais cedo.

Seguro de Emprego no Canada (EI)

O que é Seguro de Emprego no Canadá?

A EI garante a totalidade ou parte dos seus ganhos de emprego e fornece assistência financeira temporária a indivíduos elegíveis que perderam seus empregos ou não podem trabalhar, desde que atendam a certos critérios predefinidos.

Quem precisa fazer contribuições para a EI?

Seu empregador deduzirá os prêmios de EI do seu salário se o seu emprego for segurável. Não há limite de idade para contribuições para EI. Seu empregador é obrigado a pagar 1,4 vezes sua contribuição e remeter o valor total ao governo. Indivíduos autônomos também podem se inscrever no programa EI para se qualificar para benefícios especiais de EI.

Quebec tem um Plano de Seguro Parental de Québec (QPIP) separado, então os empregadores deduzirão os prêmios QPIP do seu pagamento separadamente e seus prêmios EI serão reduzidos de acordo.

O que o seguro desemprego cobre no Canadá?

Os benefícios regulares da EI podem fornecer assistência financeira temporária se:

  • Você perde seu emprego sem culpa sua, como devido a demissões ou sazonalidade na demanda dos trabalhadores.
  • Você pode demonstrar que é capaz e está disposto a trabalhar.
  • Você está procurando emprego ativamente, mas não consegue encontrar trabalho.
  • Você ficou sem trabalho e pagou por pelo menos sete dias consecutivos durante o ano.
  • Você acumulou o número necessário de horas de emprego seguráveis no último ano ou desde o início de sua última reivindicação de EI, o que for menor.

Você não será elegível para os benefícios do EI se deixar seu emprego voluntariamente sem justa causa, for demitido por má conduta ou por participar de uma disputa trabalhista, ou se estiver de licença para compensar as horas extras que já trabalhou.

Outros benefícios da EI incluem:

PUBLICIDADE

  • Benefícios de doença EI, se você não puder trabalhar temporariamente por razões médicas.
  • Benefícios de maternidade e parental para pessoas que estão fora do trabalho porque estão grávidas, deram à luz recentemente ou estão cuidando de seus recém-nascidos ou filhos adotivos.
  • Benefícios de cuidados EI, se você estiver fora do trabalho para cuidar de uma pessoa ferida ou gravemente doente ou de alguém que precise de cuidados de fim de vida.

Como os empregadores calculam seu prêmio EI

O governo define taxas e limites de prêmio de EI para ganhos máximos seguráveis a cada ano. No ano de 2023, a taxa de prêmio EI foi definida em 1.63% e os ganhos máximos seguráveis são de $66.600 CAD.

Isso significa que, se sua renda anual segurável for de $61.500 ou mais, você precisará pagar $61.500 x 1.63% = $1,002.45 CAD em prêmios EI anualmente. Além disso, seu empregador contribuirá com 1,4 x $952,74 CAD = $1.333,84 CAD para seus prêmios de seguro de emprego.

Quanto você pode obter do Seguro de Emprego?

O valor que você pode esperar receber da EI varia de acordo com seus ganhos seguráveis e a taxa de desemprego em sua região. Na maioria dos casos, os benefícios de EI são calculados em 55% dos seus ganhos semanais médios de seguro, até um limite máximo. A partir de 1o de janeiro de 2023, o valor máximo que você pode receber é de $650 CAD por semana.

A taxa de desemprego em sua região também determina por quanto tempo você pode receber EI. Normalmente, essa duração varia de 14 a 45 semanas.

Dedução do imposto de renda

Outra dedução na folha de pagamento que você encontrará no seu holerite é o imposto de renda. No Canadá, seu empregador é responsável por deduzir o imposto de renda na fonte (diretamente do seu salário) e remetê-lo ao governo.

Por que eu preciso pagar imposto de renda no Canadá?

Indivíduos e empresas são legalmente obrigados a pagar impostos para financiar a operação contínua e a melhoria de serviços com financiamento público. Os impostos de renda, bem como os impostos indiretos (como Imposto sobre Bens e Serviços ou Imposto Harmonizado sobre Vendas) que você paga financiam a maioria dos sistemas públicos no Canadá, incluindo o sistema de saúdesistema escolar, estradas e rodovias, bem como serviços de liquidação de recém-chegados.

Leia também: Como funciona o sistema escolar em Quebec?

Quanto imposto de renda será deduzido do meu salário no Canadá?

O imposto de renda deduzido do seu salário dependerá da sua renda. Os governos federal e provincial têm taxas de imposto separadas para cada ano, e sua responsabilidade total de imposto de renda dependerá da província em que você mora e de seus ganhos anuais como mostrado no início do post.

Federal tax bracketFederal tax rates
até $50,19715.00%
$50,198 a $100,39220.50%
$100,393 a $155,62526.00%
$155,626 a $221,70829.00%
acima de $221,70833.00%
Alíquotas de IR Canadense Federal (Exceto Quebec) ano 2023.

Quebec tax bracketQuebec tax rates
até $46,29515.00%
$46,296 a $92,58020.00%
$92,581 a $112,65524.00%
acima de $112,65525.75%
Alíquotas de IR Canadense Província de Quebec ano 2023.

PUBLICIDADE

Se seus ganhos anuais forem inferiores ao valor total em sua Declaração de Créditos de Imposto Pessoal ou no formulário TD1, você pode pedir ao seu empregador para reduzir suas deduções ou obter um reembolso de imposto quando apresentar sua declaração de imposto de renda (ITR). Você também pode reduzir sua responsabilidade fiscal contribuindo para o Plano de Poupança de Aposentadoria Registrado (RRSP) caso você tenha algum.

Eu ainda preciso pagar imposto de renda se meu empregador deduzir o imposto?

Mesmo que seu empregador deduza impostos do seu salário na fonte e você não tenha nenhuma responsabilidade fiscal pendente, você ainda é obrigado a apresentar uma declaração de imposto de renda no Canadá todos os anos.

Os empregadores normalmente levam em conta sua renda de emprego ao calcular as deduções de imposto de renda. Se você tiver fontes de renda adicionais, como um negócio paralelo ou investimentos, você é responsável por calcular e pagar impostos sobre esses ganhos.

Outras deduções

Sim, ainda não acabou meus amigos. Além das deduções da folha de pagamento acima, seu empregador pode deduzir outros valores do seu salário. Essas deduções devem aparecer na sua folha de pagamento e seu empregador deve ser capaz de explicá-las a você. Deduções adicionais podem incluir:

Contribuições do plano de aposentadoria

Sua organização pode ter um RRSP em grupo ou um plano de pensão da empresa no qual você está inscrito, e você pode ver deduções por sua contribuição em seu holerite. Alguns empregadores correspondem a essas contribuições total ou parcialmente.

Seguro adicional ou outros benefícios

Algumas organizações oferecem planos de seguro em grupo, como seguro de vida, seguro de saúde estendido, seguro de visão ou odontológico e seguro de acidentes. Nesses casos, os funcionários às vezes podem ser obrigados a compartilhar os custos do prêmio para todos ou parte dos benefícios.

As taxas de adesão sindical

Se você está em uma ocupação sindicalizada e é obrigado a pagar dívidas sindicais de seus salários, seu empregador pode deduzir essas dívidas do seu salário e remetê-las em seu nome.

Quando você começa a trabalhar no Canadá, seu salário mensal ou quinzenal pode ser menor do que seu salário calculado para o período. Como recém-chegado ao Canadá, é importante que você revise seu holerite de perto e entenda quais deduções são feitas da sua folha de pagamento e por quê. Isso ajudará você a estimar seu orçamento com precisão e estar melhor preparado para o sucesso financeiro.

Considerações finais

Bom, acho que a essa altura do texto, se é que você conseguiu chegar até aqui, é provável que o único sentimento nesse momento seja o de tristeza mesmo, pois o governo canadense (seu sócio majoritário) leva de fato uma bolada considerável do seu suor todos os meses.

Por outro, é importante entender que, diferentemente de países como nosso Brasil, o governo canadense faz uso mais responsável de todos esses recursos tomados de seus contribuintes, mesmo com todas as controvérsias que qualquer gestão pública possa indicar.

PUBLICIDADE

Como o assunto aqui não é política, encerro por aqui para me delongar mais em julgamentos. Espero ter ajudado a você leitor com um pouco mais de esclarecimento sobre como o fisco se comporta nas Terras Geladas do Norte.

Bom, era isso que eu tinha para dizer hoje. Assinem a newsletter para receber atualização semanais sobre como se preparar para essa quase loucura que chamamos carinhosamente de imigração.

Nos vemos no próximo post! 😉

BG Quebec banner Voce no Quebec LOW

Junte-se as nossos mais de 4 mil inscritos

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário