PUBLICIDADE

Carreira | Emprego

20 perguntas mais frequentes sobre como trabalhar no Canadá

Começar a trabalhar como estrangeiro num país estranho pode ser algo bem desafiante de executar, mas não impossível. Se você tem um projeto de carreira no exterior que inclui o Canadá, é preciso entender que cada mercado tem suas próprias regras e formas de acessar. Neste post, vou responder algumas das mais frequentes dúvidas sobre o mercado de trabalho canadense, seja você um profissional que ainda está no Brasil ou alguém que já está Canadá.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 14 de fevereiro de 2023

Atualizado há 10 meses

21 perguntas frequentes sobre trabalhar no Canada

Lista de tópicos:

()

Quem tem permissão para trabalhar no Canadá?

A maioria dos estrangeiros precisa de uma permissão de trabalho ou permissão de estudo para trabalhar no Canadá. Você é elegível para trabalhar no Canadá se:

  • É cidadão canadense ou residente permanente, ou
  • Tenha uma autorização de trabalho válida, ou
  • É um estudante internacional com uma permissão de estudo válida que o autorize a trabalhar no Canadá.

Como estrangeiro, você pode estar isento do requisito de permissão de trabalho sob certas condições que exigem apenas uma curta estadia de trabalho no Canadá, como se você for um visitante de negócios, pesquisador de curto prazo ou atleta estrangeiro. Se você não tiver certeza se precisa de uma permissão de trabalho, verifique o site do governo para obter informações específicas para sua situação.

Testes de proficiência no idioma são necessários para obter uma autorização de trabalho canadense?

Na maioria dos casos, você não precisa fazer testes de idioma para se qualificar para uma autorização de trabalho canadense. No entanto, a prova de proficiência linguística pode ser necessária para certas autorizações de trabalho especializadas, como para cuidadores residentes. Os escritórios de vistos canadenses em certos países também podem incluir pontuações de testes de idioma como requisito de elegibilidade para uma permissão de trabalho.

Mesmo que os resultados do teste de idioma não sejam necessários para o seu pedido de permissão de trabalho, seu pedido pode ser negado ao passar pela imigração se as autoridades de fronteira acreditarem que você não está qualificado para realizar o trabalho devido a barreiras linguísticas ou incapacidade de se comunicar em inglês ou francês.

Quanto custa uma permissão de trabalho canadense?

A taxa de processamento de inscrição para uma permissão de trabalho específica do empregador no Canadá é de $155 CAD. Para uma licença de trabalho aberta, você precisará pagar um total de $255 CAD, incluindo uma taxa de titular de licença de trabalho aberto de $100 CAD. Independentemente do tipo de permissão de trabalho que você solicitar, você precisará pagar uma taxa de biometria de $ 85CAD ao enviar sua inscrição.

Você também deve contabilizar outros custos que possa ter que incorrer, como exames médicos, certificados de antecedentes criminais, testes de idioma (se necessário), avaliação de credenciais educacionais, traduções de documentos e muito mais.

Preciso de uma oferta de emprego canadense para solicitar uma autorização de trabalho?

Você precisa de uma oferta de emprego válida (as chamadas Job Offers) de um empregador no Canadá para solicitar uma permissão de trabalho específica do empregador. No entanto, se você é elegível para uma permissão de trabalho aberto, não precisa de uma oferta de emprego.

PUBLICIDADE

Você só pode se qualificar para uma permissão de trabalho aberta no Canadá se atender a uma das seguintes condições:

  • Você é um estudante internacional que se formou em uma instituição de ensino designada canadense (DLI) e é elegível para uma Autorização de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP).
  • Você se candidatou a residência permanente no Canadá ou é dependente de um candidato a relações públicas.
  • Você é o cônjuge ou parceiro de um estudante internacional ou trabalhador estrangeiro temporário no Canadá.
  • Você tem uma autorização de residência temporária no Canadá.
  • Você é um estudante internacional no Canadá, mas não pode mais atender ao custo do seu programa de estudo.
  • Você é um refugiado ou pessoa protegida no Canadá.

Um empregador pode patrocinar minha permissão de trabalho no Canadá?

Não há patrocínio de emprego no Canadá. Se um empregador canadense quiser contratá-lo, na maioria dos casos, ele deve solicitar uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) para determinar o impacto da contratação de trabalhadores estrangeiros no mercado de trabalho canadense.

Você precisará de uma cópia deste LMIA e de um contrato de trabalho formal do seu empregador para solicitar uma autorização de trabalho específica do empregador. Os empregadores não exigem um LMIA para contratar candidatos que sejam elegíveis ou já tenham uma permissão de trabalho em aberto.

Qual é o tempo de processamento das autorizações de trabalho canadenses?

O tempo de processamento para o seu pedido de permissão de trabalho pode variar significativamente dependendo de qual país você está se candidatando. Por exemplo, agora em fevereiro de 2023, o tempo de processamento para pedidos de permissão de trabalho arquivados on-line feitos do Brasil é de oito semanas. Inscrições enviadas de dentro do Canadá podem levar até 24 semanas para serem processadas. O melhor mesmo é sempre verificar no site do governo para ter os dados mais atualizados, pois isso muda constantemente.

Independentemente do país do qual você está se candidatando, você pode ser elegível para o processamento de duas semanas da sua permissão de trabalho se tiver recebido uma oferta de emprego sob o Global Talent Stream.

Posso incluir minha família no meu pedido de permissão de trabalho para o Canadá?

Seus familiares imediatos, como seu cônjuge, parceiro de direito comum ou filhos dependentes, podem ser incluídos no seu pedido de permissão de trabalho. Se a sua inscrição for aprovada, seu cônjuge ou parceiro de direito comum pode ser elegível para uma permissão de trabalho aberta, permissão de estudo (desde que tenham sido aceitos em uma universidade ou faculdade canadense) ou registro de visitante durante a duração da sua permissão de trabalho.

Seus filhos também podem acompanhá-lo ao Canadá como visitantes ou com uma permissão de estudo se estiverem matriculados em uma instituição de ensino designada pelo Canadá.

PUBLICIDADE

Outros membros da família, incluindo seus pais, irmãos, tias, tios, sobrinhas ou sobrinhos, não podem ser incluídos no seu pedido de permissão de trabalho e não podem acompanhá-lo ao Canadá com base na sua permissão de trabalho.

Qual é o limite de idade para uma autorização de trabalho canadense?

Os trabalhadores estrangeiros devem ter pelo menos 18 anos de idade para se qualificar para uma autorização de trabalho canadense. Na maioria dos casos, não há limite máximo de idade para as autorizações de trabalho canadenses. A única exceção é para autorizações de trabalho emitidas no âmbito do programa International Experience Canada (IEC), onde os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos de idade. Alguns países sob o programa IEC têm limites de idade diferentes para se qualificar para uma autorização de trabalho canadense.

Estudantes internacionais podem trabalhar no Canadá?

Como estudante internacional no Canadá, você pode ser elegível para trabalhar enquanto estuda se sua permissão de estudo tiver uma condição que indique que você tem permissão para trabalhar dentro ou fora do campus no Canadá. Se a sua permissão de estudo permitir, você não precisa de uma permissão de trabalho separada.

Normalmente, você pode trabalhar no campus se tiver uma permissão de estudo válida, um Número de Seguro Social (SIN) e estiver matriculado em uma Instituição de Aprendizagem Designada como estudante em tempo integral. Para ser elegível para trabalho fora do campus, você deve:

  • Tenha uma licença de estudo válida
  • Tenha um SIN
  • Já está estudando em tempo integral em um programa de estudo acadêmico, vocacional ou profissional pós-secundário ou em um programa de treinamento vocacional de nível secundário (somente em Quebec)
  • Esteja matriculado em um programa de estudo com pelo menos seis meses de duração e leve a um diploma, diploma ou certificado.

Se a sua permissão de estudo não permitir que você trabalhe no Canadá, mas você atender aos critérios de elegibilidade acima, você pode solicitar que uma condição para trabalhar seja adicionada à sua permissão de estudo.

LEIA TAMBÉM: Como obter um Número de Seguro Social (SIN) ao chegar no Canadá: Guia completo

Se o seu programa de estudo incluir um período cooperativo ou de estágio e a conclusão do estágio for um requisito para a graduação, você precisará solicitar uma licença de trabalho cooperativa ou estágio separadamente.

PUBLICIDADE

Informação Importante!
Se você enviou seu pedido de permissão de estudo em ou antes de 7 de outubro de 2022, atualmente tem uma permissão de trabalho válida que permite que você trabalhe fora do campus, e sua cooperativa terminará até 31 de dezembro de 2023, você pode estar isento do requisito de permissão de trabalho cooperativa.

Posso trabalhar no Canadá com um visto de visitante?

Você não tem permissão para trabalhar no Canadá com um visto de visitante (também chamado de visto de turismo). Os visitantes não podem se envolver legalmente em nenhuma atividade comercial enquanto estiverem no Canadá.

Como visitante, você tem permissão para procurar emprego no Canadá, mas não pode começar a trabalhar para um empregador canadense até ter uma autorização de trabalho canadense ou residência permanente.

Posso converter meu visto de visitante em uma autorização de trabalho no Canadá?

Normalmente, os visitantes do Canadá não podem converter seu visto de visitante em uma autorização de trabalho ou solicitar uma permissão de trabalho de dentro do Canadá.

No entanto, sob uma política pública temporária, os titulares de vistos de visitante podem solicitar autorizações de trabalho específicas do empregador dentro do Canadá até 28 de fevereiro de 2023. Para ser elegível para uma permissão de trabalho específica do empregador sob esta política, você deve ter uma oferta de emprego válida de um empregador canadense. Até o momento que escrevi este post, nenhuma manifestação do governo sobre a prorrogação desse prazo havia sido divulgada.

É fácil conseguir um emprego no Canadá?

Não quero desanimar você, mas é importante frisar que empregadores canadenses preferem contratar cidadãos canadenses ou residentes permanentes, por isso é mais fácil encontrar emprego no Canadá se você já possui um desses status. Some a isso o fato de que o processo de contratação de trabalhadores qualificados estrangeiros não é nem muito simples nem muito barato.

A maioria dos empregadores exige uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) para confirmar que não há trabalhadores canadenses disponíveis para preencher uma posição antes de poderem oferecer empregos a trabalhadores estrangeiros. Além disso, mesmo depois que o empregador recebe um LMIA positivo, pode levar muito tempo para um trabalhador estrangeiro obter uma permissão de trabalho, o que torna inconveniente para os empregadores que procuram preencher vagas de emprego imediatas.

No entanto, não é novidade que o Canadá enfrenta uma escassez de trabalhadores qualificados em muitos setores, assim, empregadores em certos setores geralmente recorrem a trabalhadores estrangeiros. Se você é um trabalhador estrangeiro com experiência em uma ocupação sob demanda, pode ser mais fácil obter uma oferta de emprego canadense e se qualificar para uma permissão de trabalho. O mesmo vale para residentes temporários no Canadá que atendam aos requisitos já mencionados, tudo vai depender de sua experiência e necessidade de mercado.

Como procurar emprego no Canadá

Se você está procurando um emprego no Canadá, existem várias maneiras de encontrar oportunidades de emprego. Alguns deles incluem:

  • Procurando por postagens de emprego: Os portais de emprego populares no Canadá incluem o Job Bank do governo, LinkedIn, Monster, Indeed, Workopolis e Grabjobs. Se você tem uma lista de empregadores com quem está interessado em trabalhar, também é uma boa ideia rastrear os empregos listados nas páginas de carreira de seus sites.
  • Networking: O Canadá tem um grande mercado de trabalho oculto, e até 65 a 80 por cento dos empregos disponíveis não são publicados on-line ou anunciados. Em vez disso, eles são preenchidos através das redes dos empregadores. A rede pode lhe dar acesso ao mercado de trabalho oculto, referências e insights sobre a indústria e a cultura de trabalho. Você pode começar a construir sua rede no Canadá através do LinkedIn, eventos de networking e bate-papos de café.
  • Registro em agências de emprego: Agências de emprego como Randstad Canada, Hays Canada e Robert Half combinam candidatos a emprego para abrir posições entre suas redes de empregadores.
  • Participar de feiras de emprego: As feiras de emprego são um ótimo lugar para encontrar empregos de nível básico ou empregos em um determinado setor.
  • Voluntariado: O voluntariado faz parte da cultura canadense. Como candidato a emprego, o voluntariado pode lhe dar a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com profissionais de diferentes setores e obter alguma experiência canadense (não remunerada) em seu currículo.

Como escrever um currículo para empregos no Canadá

O currículo de estilo canadense pode ser diferente do usado no seu país de origem. Em geral, existem três tipos de formatos de currículo no Canadá: cronológico reverso, funcional e combinado. O ideal para o seu currículo dependerá de vários fatores, incluindo a duração do seu histórico de trabalho, lacunas de emprego, se houver, e se você está fazendo a transição para um setor ou função diferente.

PUBLICIDADE

Preparar um currículo que impressione os empregadores vai além de escolher o formato certo. No Canadá, a maioria dos empregadores usa um Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS) para pré-listar currículos que correspondem à descrição do trabalho, por isso é importante personalizar seu currículo para cada posição usando palavras-chave relevantes da postagem de emprego. Outra diferença fundamental é que os currículos canadenses destacam suas conquistas em cada posição de emprego, em vez de suas responsabilidades de trabalho.

[elementor-template id=”56918″]

Como conseguir um emprego no Canadá sem experiência de trabalho canadense

A falta de experiência canadense pode ser um obstáculo para alguns recém-chegados que procuram um emprego no Canadá. Os empregadores são mais propensos a contratar candidatos que estejam familiarizados com a cultura de trabalho canadense e tenham as habilidades interpessoais e técnicas necessárias para uma função específica.

No entanto, a definição de experiência canadense é bastante ampla e não se limita ao trabalho remunerado ou em tempo integral. Em vez disso, você pode obter uma valiosa experiência canadense em seu currículo, voluntariando-se ou encontrando um emprego de meio período ou de sobrevivência mesmo. Muitos amigos meus começaram lavando pratos e fazendo todo o tipo de tarefa antes de estarem em cargos de técnicos hoje. Você dever ter em mente que é necessário estar preparado para tudo, mas apenas por um curto periodo de tempo.

Por que o networking é tão importante no Canadá?

O networking é parte integrante da cultura de trabalho do Canadá e, como recém-chegado ou mesmo ainda no Brasill, esse processo pode desempenhar um papel enorme na sua busca de emprego. Dependendo do setor, entre 65 e 80% das vagas de emprego no Canadá são preenchidas através das redes de recrutadores ou gerentes de contratação. Sua rede profissional pode ajudá-lo a aproveitar esse mercado de trabalho oculto, por meio de apresentações, referências e recomendações do empregador.

Sua rede também pode ser valiosa quando você está pesquisando um determinado setor ou empresa, se familiarizando com o jargão técnico, aprendendo sobre o processo de contratação de uma organização, aprendendo a refinar seu currículo ou melhorando seu discurso de elevação ou avaliando se uma determinada empresa é certa para você.

Mesmo depois de conseguir seu primeiro emprego no Canadá, sua rede continuará a desempenhar um papel no crescimento da sua carreira. Depois de estabelecer conexões significativas com profissionais em seu campo, você pode contar com eles para aconselhamento de carreira, orientação e acesso às suas redes. Não não faz idéia de como os recursos humanos no Canadá fazem um verdadeiro CSI de seu perfil. Eles ligam para checar tudo com todos, assim, ter amigos por aqui nunca é demais.

LEIA TAMBÉM: Empregos mais procurados em Quebec para recém-chegados

Os titulares de permissão de trabalho são elegíveis para o seguro de saúde provincial no Canadá?

Os critérios de elegibilidade para a cobertura de saúde provincial variam de acordo com a província. Todas as províncias e territórios permitem que os titulares de permissão de trabalho se qualifiquem para cuidados de saúde com financiamento público. No entanto, dependendo da sua província ou território, você pode precisar de uma autorização de trabalho válida por pelo menos seis ou 12 meses para se qualificar para o seu plano de saúde provincial/territorial.

Para serem elegíveis para a cobertura de saúde provincial, Alberta, Colúmbia Britânica, Ontário, Quebec e Ilha do Príncipe Eduardo exigem uma duração de permissão de trabalho de pelo menos seis meses, enquanto Manitoba, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia e os três territórios exigem que os trabalhadores estrangeiros temporários tenham uma permissão de trabalho válida por pelo menos 12 meses.

LEIA TAMBÉM: Como solicitar seu cartão de saúde em Quebec (RAMQ)

Colúmbia Britânica, Quebec, Saskatchewan, Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut, têm um período de espera de até três meses antes de você se qualificar para a cobertura de saúde provincial ou territorial.

Posso obter residência permanente canadense se tiver uma autorização de trabalho?

Ter uma autorização de trabalho não o qualifica automaticamente para residência permanente no Canadá. No entanto, a experiência de trabalho que você ganha enquanto está no Canadá com uma permissão de trabalho válida pode facilitar a qualificação para relações públicas.

PUBLICIDADE

Se você tiver pelo menos um ano de experiência canadense em uma ocupação TEER 0, 1, 2 ou 3, você pode ser elegível para se candidatar ao seu RP sob o fluxo Canadian Experience Class (CEC) do programa Express Entry ou Programme régulier des travailleurs qualifiés (PRTQ) através do ARRIMA em Quebec.

Se você planeja se candidatar à residência permanente sob o Federal Skilled Worker, o Federal Skilled Trades Program ou o fluxo de Entrada Expressa de um Programa Provincial Nominee, você pode obter entre 40 e 80 pontos extras do Sistema de Classificação Abrangente (CRS) por um a cinco anos de experiência canadense. Além disso, você pode ser elegível para até 100 pontos CRS para transferibilidade de habilidades se também tiver uma credencial de ensino superior e experiência de trabalho no exterior. Esses pontos adicionais podem melhorar significativamente suas chances de se qualificar para a residencia permanente canadense.

É possível estender minha permissão de trabalho canadense?

Você pode solicitar uma extensão ou alteração da sua permissão de trabalho canadense se tiver:

  • Uma permissão de trabalho específica do empregador e seu trabalho é estendido. Seu empregador pode exigir um novo LMIA antes que você possa enviar sua solicitação de extensão. Observe que, se sua função ou remuneração mudar, lhe oferecer um emprego diferente pelo mesmo empregador ou quiser trabalhar para uma empresa diferente, terá que solicitar uma alteração da permissão de trabalho.
  • Uma licença de trabalho aberta e você é elegível para continuar trabalhando no Canadá.

Você deve solicitar uma extensão da permissão de trabalho pelo menos 30 dias antes do seu status atual no Canadá expirar. É importante observar que sua permissão de trabalho não pode ser estendida além da data de validade do seu passaporte. Se o seu passaporte deve expirar em breve, você deve primeiro renovar seu passaporte e depois solicitar uma extensão da permissão de trabalho.

Para solicitar uma extensão de permissão de trabalho, você deve:

  • Preencha seu pedido de extensão de autorização de trabalho on-line no site do IRCC.
  • Anexe os documentos necessários, incluindo sua autorização de trabalho existente, comprovante de emprego, passaporte e o novo LMIA que seu empregador recebeu.
  • Pague a taxa de processamento de inscrição de $155 CAD para uma permissão de trabalho específica do empregador ou $255 CAD para uma permissão de trabalho aberta. Se você enviou sua biometria quando solicitou sua permissão de trabalho pela primeira vez, não precisará pagar as taxas biométricas novamente.
  • Envie sua inscrição.

Se você solicitou uma extensão antes da expiração da sua autorização de trabalho e as condições do seu emprego não mudaram, você pode continuar trabalhando sob sua permissão de trabalho inicial (mesmo empregador, função e localização) enquanto sua inscrição está sendo processada. Se as condições do seu emprego mudaram, você não poderá começar seu novo emprego até que sua permissão de trabalho seja reemitida.

Posso trabalhar em algum emprego no Canadá com um Visa Working Holiday?

Se você estiver no Canadá com um visto de trabalho de férias, poderá trabalhar em qualquer setor ou organização no Canadá, desde que não esteja na lista inelegível. O Visa Working Holiday faz parte do programa International Experience Canada (IEC) e permite que jovens de 30 países viajem e trabalhem no Canadá temporariamente. O Visto de Férias de Trabalho é uma licença de trabalho aberta e você não precisa de uma oferta de emprego para se qualificar. Enquanto estiver no Canadá, você pode procurar empregos, trabalhar para qualquer empregador elegível em qualquer local e até mesmo trocar de emprego.

Seu visto aberto para o trabalho de férias não permite que você trabalhe para empregadores inelegíveis, incluindo organizações que oferecem striptease, serviços de acompanhantes e massagens eróticas. Também pode haver restrições ao trabalho em certas ocupações regulamentadas, como educação e saúde, pois esses profissionais exigem uma licença provincial para praticar no Canadá. Você também pode precisar estar registrado em um regulador federal, provincial ou territorial para trabalhar em outras ocupações, como direito, engenharia, arquitetura e muito mais.

PUBLICIDADE

Concluindo

Como recém-chegado, trabalhar no Canadá permite que você ganhe experiência de trabalho global e, para muitos, pode ser um trampolim para se estabelecer no Canadá permanentemente. No entanto, nem todos estão legalmente autorizados a trabalhar no Canadá. A maioria dos estrangeiros exige uma oferta de emprego para se qualificar para uma permissão de trabalho. Se você está se mudando para o Canadá como residente permanente tudo fica mais fácil, pois pode trabalhar para qualquer empregador canadense sem quaisquer restrições e pode começar a se candidatar a empregos no Canadá antes de chegar.

Para quem vai chegar como estudante ou portador de uma permissão de trabalho aberta ou fechada, os benefícios e oportunidades podem não ser os mesmos. Apenas tenha em mente que você não está fora dessa briga. O Canadá valoriza sua força de trabalho acima de tudo, independente de credo, raça ou cultura. Trata-se de um mercado cheio de oportunidades que necessita de muita mão obra para crescer e não está disposto a desperdiçar profissionais. Cheguei aqui aos 43 anos, passei por um College, fiz estágio e estou em meu segundo emprego em apenas 3 anos como profissional em Quebec. Isso por si só já mostra que nada é impossível quando cumprimos todas as etapas de um projeto de vida. Até poderia ter vindo com visto de trabalho fechado se tivesse mais informações sobre o processo, algo que você leitor tem muito mais hoje.

Bom, acho que agora você já tem uma melhor noção de como essa dinâmica de trabalho funciona no Canadá. Espero que esse conteúdo possa ajudá-lo em seu projeto. Se quer mais dicas como essa inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Quebec e seus primeiros passos como recém-chegado.

Nos vemos no próximo post! 😉

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

PUBLICIDADE

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário