PUBLICIDADE

Onde Morar | Projeto Imigrar

10 Cidades em Quebec estão entre as mais baratas para se viver no Canadá

Segundo dados revelados recentemente pelo site Point2, a província de Quebec continua liderando o ranking quando o assunto é custo de vida no Canadá. A lista inclui dez cidades em Quebec com custos de moradia abaixo de $ 1.000 CAD / mês em 2021.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 23 de janeiro de 2023

Atualizado há 6 meses

10 Cidades em Quebec estao entre as mais baratas para se viver no Canada

Lista de tópicos:

()

Custo de Vida Canadá e Cidades

Já escrevi muito sobre cidades em Quebec em outros blogs e até gravei um vídeo dando as más notícias sobre preços no mercado imobiliário em 2023. Mas o caso é o seguinte, vira e mexe, todo ano aparece alguma empresa para fazer um levantamentos de peso sobre o tema, assim, no post de hoje, a bola da vez vai para a empresa Point2, especializada em mercado imobiliário nos EUA e Canadá.

Segunda a Point2, que fez um extenso levantamento cruzando dados do Statistics Canadá de 2021 e sua base de dados, 79% de todas as habitações canadenses gastam menos de 30% da renda em custos relacionados a moradia.

Para esclarecer melhor o dado acima, tome como referência para custos relacionados a moradia as seguintes despesas: pagamento de hipoteca, quando aplicável aos proprietários de imóveis, impostos sobre a propriedade e taxas de condomínio, juntamente com os custos de eletricidade, aquecimento, água e outros serviços municipais, enquanto os custos de habitação do locatário incluem, quando aplicável, o aluguel e os custos de eletricidade, aquecimento, água (com exceção de Quebec) e outros serviços municipais.

Até onde isso é verdade para inquilinos em Quebec?

Antes que você ache esse percentual de 30% muito bom, vai um alerta para quem está chegando agora ao Canadá. Somente nos últimos 10 anos, o valor dos imóveis subiu em média 48%, enquanto o salário médio no Canadá teve um incremento de apenas 5,5%.

Destacando que grande parte de supervalorização dos imóveis se assentou durante e depois da pandemia de COVID-19, devido a falta de insumos e incapacidade de tocar projetos por pelo menos 2 anos, segundo dados revelados por associações ligadas ao mercado imobiliário canadense em 2022.

Resumindo, quem são esses carinhas que tem um custo médio de moradia equivalente a 30% de sua renda familiar? Com certeza não somos nós, os recém-chegados de 3 ou 4 anos para cá. Essas pessoas listadas no estudo moram há mais de 10 anos no Canadá, período em que era possível comprar uma casa com uma renda familiar anual de $50.000 CAD.

De tres anos para cá, esses mesmos 50 mil não compram se quer um apartamento com apenas um dormitório. Como reflexo desse cenário, alugar também ficou mais caro, principalmente para quem está chegando.

Para ilustrar melhor o que acabei de afirmar, vou tomar como exemplo uma conversa recente que tive com meu chefe onde me queixei sobre o preço dos imóveis em Quebec e sobre a dificuldade de comprar devido a pressão do mercado e as altas taxas de juros.

PUBLICIDADE

Ele por sua vez, disse que graças a Deus, paga pouco mais de $300 CAD de hipoteca em sua casa. É claro que ele estava se referindo a um contrato antigo para um imóvel típico de 3 dormitórios num bairro de classe média na Grande Montreal.

Algo que hoje não sai por menos de $ 3 mil CAD. Até mesmo para quem ganha um salário mínimo em Quebec, que certamente não é o caso dele, é possível comprar uma casa com esse valor de hipoteca.

Assim, num cenário bem mais realista, eu diria que os custos de moradia (casa ou apartamento de 3 quartos) para quem vai alugar em cidades como Montreal, devem variar entre 40 e 50% considerando que tenha uma renda bruta de pelo menos $ 80.000 CAD / ano.

Somente a título de referência, o salário médio em Montreal é de aproximadamente $48.000 / ano, então, não espere conseguir grandes espaços para morar se escolher essa cidade para seu começo de história no Canadá, a menos que já comece a vida aqui com um bom salário.

Top 15 cidades mais baratas para se viver no Canadá

Recado dado sobre a realidade versus expectiva, vamos aos números que interessam. Na lista a seguir você vai verificar que o levantamento leva em consideração tanto proprietários (coluna da direita) quanto inquilinos (coluna da esquerda).

Top 15 Cidades mais baratas para se viver no Canada
Top 15 Cidades canadenses com baixo custo de moradia – Fonte: Site Point2

Trois-Rivières liderou a lista da Point2 com um custo médio mensal de $ 676 em 2021. Saguenay ($ 689), Sherbrooke ($760), Lévis ($ 892), Ville de Quebec ($ 904), Longueuil ($ 907), Gatineau ($ 968) e Montreal ($ 969).

A referência de imóvel usada aqui pode variar de cidade para cidade, mas no geral, tem como base um apartamento pequeno com dois dormitórios. Também não estão inclusas despesas como eletricidade, água e aquecimento, como citadas no início do texto. Mesmo em 2021, esses valores não iriam representar a realidade.

Top 15 cidades mais caras para se viver no Canadá

Para quem ficou curioso sobre o contrário, aqui vai a lista das cidades mais caras. Se seu bolso estiver pronto para arcar com essa realidade, aqui estão elas.

PUBLICIDADE

Top 15 Cidades mais caras para se viver no Canada
Top 15 Cidades canadenses com alto custo de moradia – Fonte: Site Point2

Surpreendentemente, a cidade de Vancouver, conhecida vilão do alto custo de moradia no Canadá e várias vezes listada como uma das cidades mais caras para se viver no mundo, não está no topo da lista.

Coincidência ou não, tivemos a chance de conhecer Oakville pessoalmente, pois temos amigos brasileiros morando lá que imigraram no mesmo período que nós. Trata-se de uma cidade subúrbio da grande Toronto muito bem estruturada, de baixa população (cerca de 234 mil habitantes) e eu diria até charmosa.

Em minha opinião, acredito que esse alto custo de moradia se deva a uma particularidade sobre as escolas públicas da cidade, pois algumas delas estão listadas entre as melhores do Canadá.

LEIA TAMBÉM: Como funciona o sistema escolar em Quebec?

Considereções Finais

A verdade é que rankings por aqui são sempre tendenciosos e não devem ser levados muito ao pé da letra, pois a realidade do custo de vida no Canadá é bem menos floreada do que a que é vendida. Sendo assim, venha preparado para não tomar sustos comprando gato por lebre.

Por outro lado, não posso deixar de que de fato, o custo de vida em Quebec é o mais baixo do Canadá quando comparamos com outras províncias do país, mas há muitos outros fatores que devem ser considerados no conjunto antes de tomar uma decisão sobre a escolha da cidade onde vai viver.

Não adianta de nada escolher um lugar muito remoto apenas por ter um custo de aluguel mais baixo se não há perspectivas de mercado de trabalho em sua área e que paguem um salário que satisfaça suas expectativas. Afinal, você não está vindo para o Canadá apenas para trocar seis por meia dúzia e viver de pagar contas.

Espero que tenha ajudado mais uma vez com essas informações. Se quer mais dicas como essa inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Quebec e seus primeiros passos como recém-chegado.

PUBLICIDADE

Nos vemos no próximo post! 😉

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário