PUBLICIDADE

Canadá | Projeto Imigrar

Quanto custa viver no Canadá em 2024?

Não se engane! Descobrir quanto custa viver no Canadá em 2024 vai ser sim uma tarefa desafiadora dada a diversidade de custos de vida em todo o país. Pensando nisso, decidi simplificar as coisas você trazendo uma pequena compilação de dados baseada no mais recente estudo divulgado pelo Canadian Centre for Policy Alternatives. Nele, você irá entender porque está ficando cada vez mais caro morar nas terras Geladas do Norte.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 10 de outubro de 2023

Atualizado há 4 meses

Quanto preciso ganhar para viver no Canadá 2024

Lista de tópicos:

()

Porque falar de salário versos aluguel é tão importante no Canadá?

Antes de começar a trazer todos os insights do relatório, é preciso fazer uma menção especial ao tópico aluguel no Canadá, o verdadeiro protagonista da crise no atual cenário de recessão do país. Assim, não vou trazer fórmulas mirabolantes para explicar o que você precisa saber logo de cara se pretende imigrar para as terras geladas do norte em 2024.

Sendo assim, ponha no topo de suas preocupações financeiras a seguinte regra: Se sua receita líquida (Salário após a dedução de impostos) não for capaz de manter seu custo de moradia abaixo do 30% de sua renda, as chances de você quebrar e ter de voltar para casa logo em seu primeiro ano de Canadá serão bem grandes.

Apenas como referência, vamos tomar como exemplo o salário mínimo na província de Quebec, definido em $15,25 CAD por hora para o ano de 2023.

Salario minimo Liquido em Quebec em 2023
Salário mínimo líquido em Quebec em 2023 – Fonte: Talent.com

Note que destes $2,478 CAD (salário bruto mensal calculado com base em 40 horas semanais), apenas $1,872 CAD vão realmente para seu bolso depois de uma dedução de impostos na casa dos 25%. Neste cenário, sua despesa com aluguel não deveria ultrapassar 30% dos seus ganhos líquidos, o que “em teoria” representaria um custo de até $560 CAD por mês.

Leia também: Como calcular seu salário no Canadá

Não é querendo desanimar você leitor, mas este é um valor de aluguel que já é quase impossível de achar para um simples dormitório estudantil nos grandes centros no Canadá.

Além disso, você deve estar ciente de que com os $1,315 CAD restantes será necessário fazer a mágica de comprar comida, pagar o transporte e manter todas as suas outras despesas básicas, outro grande desafio com esse momento, mesmo para alguém que mora sozinho. Há, e se eu não mencionei lazer nesta conta, é porque ele é inexistente mesmo nesse contexto hipotético.

Leia também:Como encontrar aluguéis mais baratos em Montreal

PUBLICIDADE

Já escrevi muito sobre custo de vida no Canadá em outros blogs, mas falo muito pouco a sobre esse tema no Você no Quebec já que criei esse blog apenas no começo desde ano. Em 2018, ano em que cheguei por aqui, as coisas eram muito mais fáceis de controlar e prever. Vi os preços dos alimentos nos supermercados se manterem os mesmos por quase 3 anos. Era como se estivesse vivendo um contos de fadas quando comparava minha antiga vida no Brasil.

Com a chegada da pandemia e novos cenários geopolíticos se formando a partir de 2021, logo esse conto de fadas foi dando lugar um aperto nas finanças e muito mais cautela quando o assunto envolvia dinheiro. Decisões financeiras como mudar para um apartamento maior e mais confortável já eram tão simples como antes do COVID.

Todavia, o objetivo do texto não é apenas tocar o terror em quem ainda sonha em deixar o Brasil em busca de algum tipo de realização pessoal e profissional. Aliás, esse costuma ser um tema tão espinhoso pra mim, que muitas vezes me custa o título de chato e pessimista em eventuais conversas que tenho com novos imigrantes, principalmente com aqueles que acabaram de chegar ao Canadá meio que desavisados ou mau informados por influenciadores digitais que continuam insistindo em vender o Canadian Dream como algo que pode estar ao alcance de todos.

Então, por favor, pare de acreditar em contos de fada que dizem que você vai ser feliz no Canadá ganhando um salário mínimo. Essa época já passou. Eu já vinha alertando sobre isso em outros canais desde dezembro de 2022. Poucos meses depois que eu gravei um vídeo no TikTok sobre esse tema, vi dezenas de YouTubers, Instagramers e TikTokrers fazerem o mesmo.

Neste post, meus pontos de vista empíricos vão ficar de fora, vamos tratar apenas com dados reais detalhados em estudo desenvolvido pelo economista sênior David Macdonald e o economista político Ricardo Tranjan. Relatório que inclusive deu tanto o que falar no Canadá que foi notícia nos principais meios de comunicação do país por semanas após sua divulgação em julho deste ano.

Eu realmente estava devendo escrever sobre ele, mas sabe como é, ninguém produz muita coisa aqui durante o verão (incluindo euzinho), mas não se preocupe, você vai logo entender isso assim que viver seu primeiro ano aqui.

O Relatório original pode ser acessado neste link: Can’t afford the rent: Rental wages in Canada 2022

Salários mínimos muito aquém da renda necessária para cobrir as despesas com moradia no Canadá

A pressão das altas taxas de juros e da falta de moradia acessível vem tornando a vida dos inquilinos no Canadá um verdadeiro pesadelo nos últimos 3 anos. Pessoas que vivem com salário mínimo em quase todos os bairros do Canadá estão literalmente perdendo acesso ao mercado imobiliário devido a incompatibilidade de sua renda em relação ao custo dos aluguéis como mostra um novo relatório.

PUBLICIDADE

O relatório, intitulado “Você não pode pagar o aluguel: salários de aluguel no Canadá 2022“, os dois economistas autores do estudo usam como referência um indicador chamado de “Salário de Aluguel”. Explicando melhor, este indicador representa o valor por hora (de cada província) necessário para pagar o aluguel enquanto você trabalha em tempo integral consumindo menos de 30% de sua renda com moradia. O relatório então compara esse valor com o salário mínimo em cada província. (Consulte a lista oficial do governo neste link aqui)

Entre os destaques do relatório, podemos verificar que na Colúmbia Britânica, por exemplo, o “salário de aluguel” para uma unidade de dois quartos é mais do que o dobro do salário mínimo de $15,65 CAD por hora, que é o mais alto do país. A diferença entre o salário mínimo e o salário de aluguel para uma unidade de aluguel de um quarto é de quase $12 CAD.

Da mesma forma, a diferença entre o salário mínimo de Ontário de $15,50 CAD por hora e seu salário de aluguel de um quarto é de mais de $10 CAD. Essa diferença aumenta para $14,40 CAD para uma unidade de dois quartos.

Relatorio Voce nao pode pagar o aluguel salarios de aluguel no Canada 2022
Fonte: Relatório Can’t afford the rent: Rental wages in Canada 2022

Note também que nas províncias de Vancouver e Toronto, até mesmo dois trabalhadores com salário mínimo em tempo integral precisariam gastar mais de 30% de sua renda combinada para pagar por uma unidade de um quarto.

Em Vancouver, Toronto, Kelowna, Victoria, Ottawa e Halifax, o salário necessário para pagar o aluguel de uma unidade de dois quartos é mais do que o dobro do salário mínimo provincial em cada cidade.

Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA)
Relatorio p2 Voce nao pode pagar o aluguel salarios de aluguel no Canada 2022
Fonte: Relatório Can’t afford the rent: Rental wages in Canada 2022

Os autores do relatório, David Macdonald e Ricardo Tranjan, observam que salários mínimos mais altos nas províncias de B.C. e Ontário não se traduzem diretamente em melhores condições de vida porque “os proprietários de imóveis capturam uma parcela maior desses salários por meio de altos aluguéis” dada a especulação imobiliária predatória que o Canadá vem enfrentando nos útimos anos.

Os autores também citam pontos como:

“A discrepância entre o salário de aluguel e o salário mínimo é tal que, na maioria das cidades canadenses, é extremamente improvável que trabalhadores que vivam de salário mínimo escapem da necessidade habitacional principal. Eles provavelmente estão gastando muito em aluguel, vivendo em unidades muito pequenas ou, em muitos casos, ambas.”

PUBLICIDADE

David Macdonald e Ricardo Tranjan

Quanto eu preciso ganhar para viver no Canadá em 2024?

Como dito há pouco, o relatório da CCPA conclui que o salário de aluguel necessário para viver confortavelmente em cada província do Canadá está bem acima do salário mínimo nessas províncias.

E, segundo ele, o salário de aluguel necessário para pagar um apartamento de um quarto em Ontário seria de $25,96 CAD por hora, subindo para $29,90 CAD para uma unidade de dois dormitórios. Contudo, o salário mínimo da província em 2022 (momento em que o estudo foi realizado) era de $15,50 CAD, um dos mais altos do país.

Os resultados são semelhantes em B.C. e Alberta, enquanto Quebec e Terra Nova e Labrador têm as menores lacunas entre o aluguel e os salários mínimos. Os territórios do norte não foram incluídos na análise.

Leia também: Empregos mais procurados em Quebec para recém-chegados

David Macdonald, diz que, para pais solteiros que trabalham com salário mínimo em alguns dos mercados imobiliários mais caros do Canadá, o salário de aluguel de apartamentos de dois quartos está longe do alcance, deixando famílias inteiras limitadas a imóveis com apenas um quarto. Algo que já costumava alertar a pessoas solteiras no Brasil que me procuram nas redes perguntando sobre a viabilidade de tornar possível o projeto Canadá em modo solo.

Entenda, não estou dizendo que vir sozinho é impossível, apenas tenha em mente que seu salário deve ser compatível com a realidade de onde vai morar. Vir sozinho para cá com a idéia distorcida de que trabalhar num McDonalds é suficiente para pagar as contas é um ledo engano nos dias de hoje.

Macdonald ainda menciona que as famílias sufocadas com custos de aluguéis inacessíveis colocarão mais de sua renda nesses pagamentos mensais e tentarão reduzir outras despesas ou serão forçadas a sair da cidade para bairros mais acessíveis, longe do centro da cidade – ou para fora da cidade completamente.

Leia também: Desafios de se estabelecer numa cidade menor no Canadá

Ponto para provincia de Quebec (Só não se sabe até quando)

Curiosamente, as únicas cidades onde o salário de aluguel de um quarto era menor que o salário mínimo foram Sherbrooke, Trois-Rivieres e Saguenay, Quebec.

PUBLICIDADE

“Mesmo lá, a acessibilidade do aluguel está em declínio”, diz o estudo. “Todos os outras cidades no Canadá têm aluguéis médios que excedem em muito o que os trabalhadores ganham com o salário mínimo.”

Em Sherbrooke, por exemplo, o relatório diz que o salário mínimo de 2018 excedeu o salário de aluguel de um quarto em 18%, em comparação com 9% em 2022.

Para a maioria das cidades, o número de horas de salário mínimo necessárias para pagar o aluguel de uma unidade de dois quartos também aumentou entre 2018 e 2022.

Relatorio p3 Voce nao pode pagar o aluguel salarios de aluguel no Canada 2022
Fonte: Relatório Can’t afford the rent: Rental wages in Canada 2022

“Em suma, uma parcela maior dos ganhos trabalhadores das famílias da classe trabalhadora agora está fluindo dos chefes para os proprietários, tornando os ricos mais ricos e deixando os inquilinos mais pobres”, diz o relatório.

Leia também: Melhores cidades para morar na província de Quebec em 2023

Ainda vale a pena imigrar para o Canadá?

Bem, eu poderia escrever um pequeno livro tentando responder a essa pergunta, mas acredito que com esses poucos dados que deixei no texto você já é capaz de tomar algumas decisões mais sábias em seu projeto.

Considerando um cenário hipotético de que você e seu companheiro(a) viessem para o Canadá como profissionais qualificados e que juntos tivessem uma renda familiar líquida suficiente para cobrir moradia, transporte, alimentação e lazer sem tantos excessos nos dois primeiros anos, eu diria que sim, o plano Canadá pode estar muito perto de dar certo.

Seguir pelo velho feijão com arroz de vender tudo no Brasil e usar esse dinheiro para se manter no Canadá até ver o que acontece já não era muito sensato quando cheguei, que dirá agora, nestes tempos sombrios de alta inflação em que vivemos.

Tenha em mente que você precisa ter no banco pelo menos 3 meses de despesas garantidas caso fique desempregado. Lembre-se! Você está longe de casa e por mais de possa conseguir ajuda com parentes ou amigos, estamos falando de uma vida que custa quase 4 vezes mais do que a nossa no Brasil.

Outra coisa, vir para o Canadá e trabalhar em dois ou três empregos para poder pagar as contas e morar confortavelmente não é bem o que podemos chamar de qualidade de vida certo? Não se espante em ver que boa parte da populacao canadense de baixa renda está enfrentando isso nesse momento. Não falta trabalho, isso é um fato, mas até onde você está disposto a ir por um sonho? Não estamos falando de uma nenhum país tropical, com belas praias, mas sim de um lugar que normalmente atinge temperaturas abaixo dos -10 graus celsius por pelo menos 4 meses no ano.

Quais as chances desse cenário mudar para melhor nos próximos anos?

Infelizmente essa é uma resposta que nem mesmo os gurus da economia canadense tem nesse momento. O atual governo não tem mostrado muito empenho e habilidade em lidar com crise de habitação, assim como a elevação dos preços de bens e serviços.

Se a política de altas taxas de juros em vigor para conter o consumo vai surtir algum efeito, eu não sei. O que sei é que quando cheguei em 2018 uma casa dois dormitórios custava cerca de 250 mil dólares podendo ser financiada em 30 anos a juros de pouco mais de 1,5% ao ano. Hoje, esse mesmo imóvel mais que dobrou o valor e, para comprá-lo você vai enfrentar um patamar de juros que já passou dos 7% ao ano.

PUBLICIDADE

Não precisa ser nenhum gênio do mercado financeiro para entender que preços de imóveis subindo exponencialmente num curto período de tempo podem levar a uma bolha imobiliária. Acredito que muitos de vocês devam se lembrar do que aconteceu em 2008 nos EUA. Pois é, infelizmente, o Canadá não está muito longe de se tornar a “Bola” da vez caso algo não seja feito.

Assim, a conta é bem simples de entender. Se o preço do imóvel sobe, assim como os custos para financiá-lo e mantê-lo, alguém tem de pagar por essa conta. O que nesse caso, sobra para você, inquilino que vive no Canadá.

Leia também: 9 regras que todo inquilino precisa saber antes de alugar um imóvel em Montreal

Considerações finais

É, eu sei, acho que peguei pesado hoje. O cenário que pintei no texto não foi dos mais otimistas, mas veja pelo lado bom. Talvez você nem esteja vivendo uma vida tão ruim assim no Brasil nesse momento.

O objetivo de meu blog é informar, alertar e conscientizar os aspirantes a imigração de que o sonho canadense é algo tangível sim, desde que você fazer a lição de casa do jeito certo.

Nada contra viver no Canadá, gosto demais desse país que me acolheu e que me deu e ainda continua me dando muitas alegrias (tirando o inverno é claro), mas como eu disse, eu cheguei em outros tempos. Se fosse para fazer essa travessia hoje, talvez eu tivesse algumas dúvidas sobre meu projeto.

Não vou dizer que perdi todas as esperanças em ver aquele Canadá todo promissor de 2019. Acho apenas que não será a curto prazo e muito menos que voltaremos para perto que tínhamos antes de 2019. O país é muito rico em recursos, mas precisa de muito mais que isso e boa vontade do povo para voltar para os trilhos.

Bom, era isso que eu tinha para dizer hoje. Assinem a newsletter para receber atualização semanais sobre como se preparar para essa quase loucura que chamamos carinhosamente de imigração.

Nos vemos no próximo post! 😉 

Esse artigo foi útil para você?

PUBLICIDADE

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário