PUBLICIDADE

Educação | Filhos

Como funciona o sistema escolar em Quebec?

Ao se mudar para um novo país como uma família, a escolaridade de seus filhos é tão importante quanto encontrar emprego e decidir onde se estabelecer. Felizmente, o Canadá está classificado internacionalmente como líder em educação e há muitas oportunidades educacionais para as famílias. Para os recém-chegados a Quebec, aqui está o que você precisa saber sobre como navegar no sistema escolar e matricular seu filho.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 27 de dezembro de 2022

Atualizado há 5 dias

Como funciona sistema escolar em Quebec

Lista de tópicos:

()

Tipos de escolas em Quebec

Em Quebec, crianças de seis a 16 anos devem frequentar a escola. A escolaridade consiste em três níveis do ensino fundamental (também conhecido como primário), ensino médio e faculdade. Aqui está um detalhamento dos tipos de escolas em Quebec:

Leia também: 6 Passos para escolher a Escola Secundária do seu filho em Quebec

1. Escolas públicas em Quebec

O sistema escolar público em Quebec fornece instruções principalmente em francês, com instrução limitada em inglês. Existem 64 conselhos escolares públicos francófonos em toda a província e as escolas públicas são gratuitas para participar.

2. Escolas de inglês em Quebec

Existem nove conselhos escolares de língua inglesa em Quebec e a educação está disponível para alunos da pré-escola à faculdade. Para matricular seu filho em uma escola de língua inglesa, seu filho deve atender a um dos seguintes critérios:

  • Eles fizeram a maior parte de seus estudos elementares ou secundários em inglês no Canadá;
  • Seu irmão ou irmã fez a maioria de seus estudos elementares em inglês no Canadá;
  • Seus pais fizeram a maior parte de suas aulas em inglês no Canadá;
  • Seus pais frequentaram a escola em Quebec após 26 de agosto de 1977 e poderiam ter sido declarados elegíveis para instrução em inglês naquela época;

Crianças que são residentes permanentes de Quebec e que se qualificam para um certificado de elegibilidade também podem se inscrever. Para se candidatar a uma escola de língua inglesa, os pais têm um filho declarado elegível para aprender em inglês, os pais precisarão entrar em contato com o conselho escolar local de língua inglesa. Algumas escolas de inglês também incluem um programa de imersão em francês.

Aqui vale uma ressalva quanto aos residentes temporários que geralmente têm uma estadia curta e programadas como filhos de funcionários da embaixada, estudantes de universidade em programas de mestrado ou doutorado cujo o tempo de adaptação dos filhos para o idioma francês não será alcançado para acompanhar as aulas.

3. Escolas particulares em Quebec

Enquanto a maioria dos alunos frequenta uma escola com financiamento público, uma porcentagem de alunos em Quebec também frequenta uma escola particular. Parte da razão para isso é porque o governo de Quebec dá um subsídio para cada criança frequentar qualquer escola particular que atenda aos padrões da província.

PUBLICIDADE

Leia também: 6 Passos para escolher a Escola Secundária do seu filho em Quebec

Mesmo que você seja elegível para o subsídio do governo, você ainda terá que pagar cerca de 30% dos custos totais para seu filho comparecer. Em Quebec, os custos da educação em escolas particulares variam muito. Você pode esperar pagar de $ 5.000 a $ 69.000 CAD por ano (não levando em conta nenhum subsídio do governo). Os pais geralmente escolhem uma educação escolar particular para seus filhos com base na abordagem da escola para a aprendizagem, para atender às necessidades educacionais de seus filhos ou para crenças religiosas.

Nota! A título de referência, apenas 10% da população de pais no canadá com filhos em idade escolar matricula seus filhos em escolas particulares.

4. Ensino em casa

Um pequeno número de pais em Quebec opta por sair de escolas públicas e privadas e educá-los em casa, o que é conhecido como ensino em casa. Os pais que optam por educar seus filhos em casa são obrigados a cumprir os regulamentos governamentais em relação ao currículo ou projetos de aprendizagem ensinados e a uma avaliação anual. Os pais também são obrigados a enviar um aviso por escrito ao Ministro e ao seu conselho escolar em ou antes de 1o de julho de cada ano.

Escola em Quebec
Como funciona o sistema escolar em Quebec? 7
Ícone de Dicas Dica importante!
Não se deixe levar pela máxima de que tudo funciona muito bem no Canadá, mesmo quando falamos do tão elogiado sistema de educação canadense. De forma geral, escolas públicas possuem um padrão muito elevado se compararmos com o Brasil, mas não se engane quanto às diferenças em relação nível de qualidade dos professores, rendimento dos alunos e infra-estrutura. Todos esse fatores podem influenciar no resultado final de cada instituição. Para ajudar aos pais nessa tarefa o Institute Fraser criou um ferramenta que mostra a pontuação das escolas canadenses com base em resultados obtidos nos testes realizados todos os anos pelo ministério da educação. Você pode fazer sua busca em School Rankings.

Educação infantil em Quebec

Em Quebec, as crianças começam a estudar aos cinco anos de idade. Antes disso, a educação infantil (ECE) estava disponível. Essa aprendizagem baseada em brincadeiras adequada à idade geralmente é fornecida a crianças entre três e cinco anos em um ambiente pré-escolar.

Quebec oferece um programa gratuito de jardim de infância (também conhecido como seu Programa de Educação Pré-Escolar) para crianças de quatro anos, projetado para promover o desenvolvimento das crianças e prepará-las para entrar na pré-escola aos cinco anos de idade. Se o seu filho tiver pelo menos quatro anos em 30 de setembro do ano letivo, os pais podem se inscrever no programa entrando em contato com o conselho escolar local.

Além disso, programas pré-escolares privados também estão disponíveis na província para crianças de dois anos ou mais. Alguns centros de primeira infância em Quebec operam sem fins lucrativos e oferecem espaços para crianças a uma taxa reduzida de cerca de $ 8,35 CAD por dia. É importante estar atento as filas de inscrição e espera, pois elas são muito disputadas.

Alternativamente, os pais podem registrar seu filho em uma pré-escola particular e devem esperar pagar cerca de $ 35 a $ 56 CAD por dia.

PUBLICIDADE

Mais uma dica importante aqui! Após de 18 meses de residência na província é possível receber o reembolso de até 80% dos valores pagos com ao serviço de creches privada ou garderies como são chamadas em Quebec. Este crédito será processado uma vez que declare corretamente suas despesas no imposto de renda anual. Não crédito para os valores pagos em garderies subsidiadas pelo governo.

Tipos de programas pré-escolares em Quebec

Quando se trata de escolher um programa pré-escolar, procure um com Educadores Registrados da Primeira Infância (RECEs) e peça para visitar. Aqui estão alguns tipos de pré-escolas disponíveis:

  • Comunidade local ou escolas cooperativas sem fins lucrativos: Estas são geralmente as menos caras, pois os pais trabalham voluntariamente como auxiliares de professores ao lado de professores profissionais.
  • Escolas religiosas: Geralmente ligadas a instituições religiosas e podem incluir educação religiosa (não é essencial que as crianças sigam a mesma religião que a escola).
  • Escolas particulares: Estas são mais caras e variam consideravelmente, desde pequenas configurações domésticas até grandes escolas personalizadas.
  • Escolas Montessori: Montessori é mais uma filosofia de vida do que um método de ensino.

Ícone de Dicas Dica importante!
A educação precoce pode ser uma boa opção para famílias que não têm inglês ou francês como primeira língua, pois ajudará a criança a aprender esses idiomas antes de começar o jardim de infância ou o ensino fundamental.

Estrutura de notas e níveis de educação em Quebec

A educação pública em Quebec é dividida em três níveis: ensino fundamental, ensino médio (ensino médio) e faculdade.

Elementar

Em Quebec, a escola primária começa com o jardim de infância (maternelle) aos cinco anos de idade e vai até a 6a série. O jardim de infância não é obrigatório para crianças, no entanto, os pais podem matricular seus filhos no jardim de infância se fizerem cinco anos até 30 de setembro daquele ano. Geralmente, os alunos se formam na escola primária aos 11 anos de idade.

Secundário

A escola secundária (école secondaire) vai do 7º ao 11º ano. Em Quebec, não há Grau 12. Geralmente, os alunos começam aos 11-12 anos de idade e terminam o 11o ano aos 16 anos. Depois de concluírem o 11º ano, os alunos receberão seu Diploma de Estudos Secundários (Diplôme d’études secondaires).

Leia também: 6 Passos para escolher a Escola Secundária do seu filho em Quebec

PUBLICIDADE

Escola para adolescentes em Quebec
Como funciona o sistema escolar em Quebec? 8

Faculdade

Em vez do 12º ano, os alunos em Quebec geralmente vão para a faculdade (que também é conhecida como CEGEP). A educação universitária foi projetada para preencher a lacuna entre a conclusão do ensino médio no 11º ano e a frequentar a universidade.

Os alunos podem frequentar uma faculdade especializada em educação pré-universitária ou uma faculdade técnica. Os cursos pré-universitários duram dois anos, enquanto os cursos técnicos ou vocacionais duram três anos. As faculdades com financiamento público normalmente combinam programas pré-universitários e vocacionais em uma escola, enquanto faculdades privadas podem oferecer programas completamente separados. No final da faculdade, os alunos ganham um Diplôme d’études collégiales.

Depois de concluir a faculdade, os alunos podem se inscrever para ir para a universidade, realizar treinamento vocacional ou trabalhar.

Como matricular seus filhos na escola em Quebec

Em Quebec, as crianças são elegíveis para começar o jardim de infância (também conhecido como pré-escola) se fizerem cinco anos até 30 de setembro daquele ano. Os diferentes conselhos escolares distritais de Quebec são responsáveis por criar os limites escolares e, geralmente, os alunos só podem frequentar uma escola na área onde vivem. No entanto, é possível que os pais façam um pedido transfronteiriço.

Informações necessárias para registrar seu filho na escola:

  • Certidão de nascimento original de longa duração da criança, mostrando os nomes de ambos os países;
  • Prova de cidadania ou residência canadense
  • Permissão de estudo ou trabalho para residentes em regime temporário;
  • Comprovante de residência em Quebec, como um contrato de aluguel, carteira de motorista ou conta de serviços públicos;
  • Relatório mais recente;

Passos para matricular seu filho em uma escola em Quebec:

  1. Verifique a escola em casa do seu filho visitando o conselho escolar local.
  2. Siga as instruções para registrar seu filho on-line.
  3. Preencha um formulário de inscrição que normalmente contém informações sobre seu filho, endereço residencial, informações médicas, informações de pais ou responsáveis e contatos de emergência.
  4. Forneça prova da identidade do seu filho e comprovante de residência e cópia dos boletins anteriores.
  5. Se você deseja matricular seu filho em uma escola de inglês em Quebec, certifique-se de que ele atenda aos requisitos para um Certificado de Elegibilidade primeiro.
  6. Para o ensino médio, seu filho se reunirá com um conselheiro orientador para discutir seus objetivos anteriores de escolaridade e carreira. Eles também ajudarão seu filho a escolher cursos escolares.

Ícone de Dicas Dica importante!
Forneça aos novos professores boletins anteriores para ajudá-los a entender o que seu filho já aprendeu.

Se você precisar de ajuda, existem agências de recém-chegados em sua área que podem ajudá-lo a registrar seu filho na escola ou ajudá-lo a encontrar um intérprete.

Meu filho não fala francês, como será a adaptação na escola em Quebec?

Programa de acolhimento para estudantes sem conhecimento da língua francesa

Dez entre dez pais fazem a mesma pergunta em grupos sociais sobre sua preocupação quanto ao francês e adaptação de seus filhos na escola, já que apenas o inglês é tratado comumente com segundo idioma no currículo escolar brasileiro.

E aviso logo que essa preocupação não é para menos. De fato, o aprender o francês leva mais tempo que o inglês para uma criança que sem qualquer tipo de contato anterior com o idioma, mesmo para filhos de brasileiros, considerados os mais facilmente adaptáveis ao francês em Quebec segundo professores da disciplina.

Leia também: Censo canadense revela que famílias de Quebec estão falando menos francês em casa

PUBLICIDADE

Para essa finalidade existem as classes de acolhimento ou classe d’accueil  nas escolas do Quebec. Nelas, os alunos podem ficar de 1 a 2 anos (a depender do desenvolvimento) e sua idade. Durante o processo de adaptação os alunos terão aulas intensivas de francês, matemática, artes e educação física. Outras matérias como geografia, história, química e física serão retomadas assim que o aluno muda seu status de acolhimento para o regular.

Como regra básica, quanto mais novos são os alunos (até 10 anos) menos tempo de acolhimento será necessário. Infelizmente o inverso é verdadeiro para os mais velhos, sendo necessário, em alguns casos, educação suplementar para filhos de estrangeiros que ingressam na escola depois dos 15 anos.

Minhas filhas gêmeas chegaram ao Quebec com 13 anos e ainda sim, ficaram em uma classe de acolhimento por um ano e meio antes de entrar no regular, mesmo eu tendo feito um pequeno investimento no francês um ano antes de chegarmos aqui.

Durante o processo de matrícula, seu filho será submetido ao teste de nivelamento para verificar em que nível de acolhimento ele será encaixado. Vale ressaltar que nem todas as escolas possuem salas de acolhimento, fator que pode limitar a escolha de onde vai morar, uma vez que deve matricular seus filhos num perímetro de 3km da escola para facilitar o acesso. Lembre-se, aqui é o Canadá e condições climáticas são um fator complicado com grandes distâncias.

Despesas relacionadas à escola

Embora a educação pública em Quebec seja gratuita, ainda haverá algumas despesas relacionadas à escola para as quais você deve orçar. Eles incluem:

Programas antes e depois da escola

Os conselhos escolares em Quebec são obrigados a fornecer cuidados antes e depois da escola para crianças em idade escolar de quatro a 12 anos. Em Quebec, o cuidado infantil subsidiado está disponível a uma taxa reduzida de $ 8,50 CAD, tornando-o mais acessível para todas as famílias. O English Montreal School Board oferece um programa Antes e Depois da Escola Enriquecido (B.A.S.E.), que é subsidiado pelo governo de Quebec. Ele fornece cuidados para alunos da pré-escola e do ensino fundamental a uma taxa de $ 8,50 CAD por dia.

Material Escolar

As crianças geralmente são obrigadas a trazer material escolar estacionário básico quando começam uma nova série ou ano letivo. Normalmente, as escolas fornecerão uma lista de itens necessários (por exemplo, lápis, lápis de cera, apontador, régua, calculadora, bastão de cola).

Você também pode ter que comprar uma lancheira, garrafa de água, mochila e sapatos de ginástica para o seu filho. O governo provincial de Quebec fornece um suplemento financeiro anual de $ 105 CAD por criança de quatro a 16 anos para famílias que se qualificam para pagamentos de Subsídio Familiar.

Os livros didáticos são fornecidos pela escola gratuitamente e são devolvidos no final do semestre ou ano letivo. Algumas escolas também podem fornecer tecnologia assistiva aos alunos que precisam de suporte adicional (por exemplo, acesso a um Chromebook).

Uniformes escolares

Ao contrário de outras províncias do Canadá, em Quebec os uniformes escolares são comuns para a maioria das escolas. No sistema escolar inglês, quase todas as escolas primárias e secundárias têm um uniforme obrigatório. Normalmente, as escolas particulares também exigem um uniforme. Os pais precisam considerar o custo de um uniforme escolar e a escola geralmente fornece informações sobre onde você pode comprar um uniforme para seu filho.

Transporte

Em Quebec, o transporte de ônibus escolar é fornecido gratuitamente para alunos do jardim de infância que moram a pelo menos 80 metros de distância, alunos do ensino fundamental que moram a pelo menos 1.6 quilômetros de distância e alunos do ensino médio que moram a pelo menos 2 quilômetros de distância.

Como funciona o sistema escolar em Quebec?
Criança a caminho da escola. Fonte: Banco de Imagens.

Estudantes mais velhos que não são elegíveis para ônibus podem ser capazes de pegar o transporte público de e para a escola, conforme necessário. Nesse caso, você precisaria considerar o custo do transporte público em seu orçamento.

PUBLICIDADE

Viagens de campo

As viagens de campo são frequentemente organizadas pelas escolas para que os alunos visitem lugares relevantes para sua educação. Eles incluem lugares como museus, instituições culturais e atividades ao ar livre. Geralmente há um custo envolvido na participação. As crianças mais velhas também podem ter a oportunidade de participar de acampamentos noturnos ou viagens com a escola e haverá um custo envolvido para cobrir o transporte e a acomodação. A escola pode ser capaz de fornecer apoio financeiro aos pais que precisam.

Arrecadação de fundos escolares

A arrecadação de fundos é comum e as atividades típicas de arrecadação de fundos incluem almoços de pizza, feiras de livros, vendas de bolos ou vendas de presentes de Natal. A quantidade que os pais podem esperar gastar mais de um ano letivo em atividades de arrecadação de fundos varia, dependendo da sua participação em eventos. O dinheiro arrecadado geralmente é usado para financiar viagens escolares, comprar novas tecnologias ou adicionar recursos de aprendizagem.

Concluindo

Como imigrante brasileiro posso dizer que uma das melhores coisas de mudar para o Canadá, sobretudo o Quebec, foi por a prova a capacidade de adaptação, desenvoltura e resiliência de minhas filhas.

Chegaram aqui com 13 anos e já estão se preparando para o CEGEP (Agora em inglês) no próximo ano. Falam, leem e escrevem perfeitamente em três idiomas (português, francês e inglês) e já estão estudando espanhol como disciplina extra na escola. Sim, inclui português, pois já vi filhos de brasileiros com a mesma idade delas que estão perdendo o contato com o idioma pois não foram alfabetizados no idioma durante a infância.

Essa foi sem dúvida a melhor escolha que fizemos, pois não há como exercitar o biblismo no Canadá se não for em cidades como Montreal. Tenho amigos em outras províncias e é como uma repetição do mesmo filme que vemos no Brasil. Não espere que o seus filhos aprendam o francês em escolas canadenses como terceiro idioma da mesma forma que ocorre com o inglês em Montreal, pois isso não vai acontecer.

O maior desafio é o nosso como adultos, para elas, aprender 2 idiomas ao mesmo tempo é como brincar no parque. E nem vou me estender aqui sobre o nível surpreendente e profundo que vi sendo trabalhado com alunos de 16 anos, tento de apresentar trabalhos escolares como se estivessem fazendo um TCC na faculdade. Filosofia, estimo ao pensamento crítico, trabalho voluntário, educação financeira, aulas de culinária e nutrição que preparam estes jovens para uma vida autônoma muito antes de pensarmos isso para nossos filhos no Brasil.

Pra fechar, agora elas estão fazendo um curso de salva vidas oferecido gratuitamente pela escola delas, que geralmente custa em torno de $1000 CAD. Depois da formação, elas terão um certificado que vai permiti-las trabalhar alguns períodos durante as férias de verão em piscinas públicas em Montreal. Sem falar no fato que uma habilidade dessas vai somar muitos pontos em seu currículo escolar na hora de aplicar para universidades.

Posso afirmar com convicção que seria uma esforço fenomenal arcar com apenas uma fração de todos os benefícios que listei aqui se ainda estivesse no Brasil, principalmente com o alto custo de vida que o país atravessa.

Espero ter ajudado um pouco os pais ansiosos e cheios de dúvidas se vir para o Quebec pode ser uma boa escolha para seus filhos.

Nos vemos no próximo post! 😉

PUBLICIDADE

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário