PUBLICIDADE

Clima | Vida Urbana

O Canadá está mais bem preparado para o frio intenso do que os EUA?

Não há dúvidas de que o Canadá é sim um lugar preparado para o frio extremo, mesmo se compararmos cidades ao norte dos EUA que fazem fronteira conosco, ainda sim, você verá há uma diferença gritante na eficiência com a qual os canadenses lidam com o clima severo. Continue lendo o post e descubra o que porquê.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 27 de dezembro de 2022

Atualizado há 3 dias

O Canada esta mais bem preparado para o frio intenso do que os EUA  1

Lista de tópicos:

()

Canadá vs EUA, quem leva a melhor como o frio?

Para ilustrar essa comparação de forma prática e rápida vamos falar de duas cidades (quase vizinhas) e como suas populações enfrentam as mesmas condições climáticas. Vamos falar um pouco sobre Montreal e Nova York.

Moro na cidade de Montreal há mais de 4 anos e já estou em meu quinto inverno por aqui. A cidade de Montreal está a cerca de 600 km de distância de Nova York (aproximadamente 6 horas de carro) e por razões óbvias, nossos invernos compartilham de muitas intemperes como vórtices polares, ciclones e outros presentes que a mãe natureza nos agracia entre os meses de novembro a fevereiro.

Google Maps Rota Montreal Nova York de carro
Fonte: Google Maps – Rota Montreal / Nova York de carro.

Dito isso, vamos aos fatos que definitivamente NÃO são comuns entre essas duas cidades quando as mesmas têm de enfrentar temperaturas negativas acompanhada de nevascas.

1 – Nevascas no Canadá vs EUA

Nevascas com 30, 40 ou mesmo 60 cm de neve em Montreal não representam grandes obstáculos ou transtornos no dia a dia de seus moradores, uma vez que o governo investe pesado em máquinas e tecnologia para remover a neve, quase que em tempo real. Comércio, escolas e empresas, nada para por causa do frio e más condições do tempo. Depois de uns bons séculos de mortes e muito trabalho (Sim, o Canadá existe desde 1553) não era possível que esse povo não aprendesse a viver no frio, afinal, foram mais de 450 invernos de erros, tentativas e acertos.

Os chamados de truckloads enchem cerca de 300.000 caminhões de neve todos os invernos apenas na cidade de Montreal.

A cidade administra uma das maiores operações de remoção de neve do mundo. É preciso um exército de 3.000 trabalhadores para remover a neve de 10.000 quilômetros de ruas de Montreal a cada inverno. Isso soma US$ 165 milhões por ano custos com a gestão do clima severo.

Fonte: Site da Prefeitura de Montreal

Depois de uma grande tempestade como a que a cidade teve na semana passada, as equipes vão trabalhar 24 horas por dia. As ruas são limpas de carros; a neve é arado e jogada em caminhões e transportada para um dos 29 lixões de neve da cidade.

2 – A vida não pára no Canadá por causa do frio extremo

Escolas só fecham se as condições de locomoção forem afetadas por chuvas congelantes, as chamadas “Freezing rain”. Nessas condições, andar ou dirigir representa um risco real à segurança, pois tudo vira uma pista de patinação e não há tecnologia para contornar isso, a não ser ficar em casa e esperar a temperatura subir para romper o ponto de congelamento. Confesso que em 5 invernos vividos aqui vi poucas vezes isso acontecer.

PUBLICIDADE

O Canadá está mais bem preparado para o frio intenso do que os EUA?
Freezing rain Tudo congela formando uma camada de gelo na superficie. Fonte: Banco de imagens

3 – Energia elétrica e sistema de aquecimento no Canadá

O aquecimento no Canadá, além de muito eficiência, também é muito mais barato que nos EUA, pois o somente a província de Quebec, maior estado do Canadá e onde Montreal está localizada, possui a maior matriz energética da América do Norte.

E se você pensa que esse milagre acontece com fontes termais, energia nuclear ou petroleo, pasmem, tudo é gerado por hidrelétricas (que não congelam). Essa matriz energética é responsável por mais de 70% do consumo de energia em todo o território canadense e o excedente ainda é vendido para estados vizinhos nos EUA como o estado de Nova York. Assim, temos uma das contas de energia mais baratas das américas se compararmos com os EUA.

Um outro fato curioso que é a província do Quebec não cobra taxa pela utilização da água a seus moradores.

4 – Tudo limpo rapidamente quase que em tempo real

Estradas são desobstruidas muito rapidamente com a remoção da neve e assim menos acidentes são registrados. Além disso, motoristas em Quebec são obrigados a trocar seus pneus regulares por pneus de inverno entre dezembro e março.

Opecao de remocao de neve nas estradas em tempo real
Operação de remoção de neve nas estradas em tempo real. Fonte: Banco de imagens

5 – Tudo quentinho de forma eficiente

Casas, transporte público, escolas e todos os estabelecimentos comerciais muito preparados para soportar temperaturas de negativas inferiores a -30 graus de sensação térmica sem crise. Lembro bem inverno de 2021 quando tivemos o tal vórtice polar em janeiro e nada parou por aqui.

Ninguém fica de casaco de neve dentro de casa, pelo contrário, a gente sente até calor de tão eficiente que é o aquecimentos das casas. Como mencionado antes, tudo é aquecido com energia elétrica, mais segura e mais barata para os canadenses.

Por outro lado, nosso vizinho já não pode dizer o mesmo.

Isso é tão verdade que em cidades dos EUA que fazem fronteira com Canadá é possível ver empresas canadenses prestando serviço ou socorro aos seus vizinhos menos preparados.

PUBLICIDADE

Vou deixar aqui uma reportagem recente que mostra o estrago do ciclone que assolou os EUA nesse natal de 2022.

Reportagem CNN Brasil sobre o inverno nos EUA

Conclusão

Agora faça uma pesquisa na web ou imprensa e tente achar tragédias como essa no Canadá. Enfrentamos nevascas pelo menos umas 4 ou 5 vezes por ano durante o inverno canadense e é muito mais fácil ver notícias de pessoas morrendo durantes as ondas de calor extremo do verão do que o nosso inverno.

Bom, acho que com esses argumentos devo ter conseguido responder a pergunta título. Quer saber o lado complicado do frio por aqui? Assista os vídeos em meu canal no TikTok Você no Quebec.

Bom, era isso que eu tinha para dizer hoje. Se quer mais dicas como essas, inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Canadá, sobretudo em Quebec e Montreal.

BG Quebec banner Voce no Quebec LOW

Junte-se as nossos mais de 4 mil inscritos

Nos vemos no próximo post! 😉

Esse artigo foi útil para você?

PUBLICIDADE

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário