PUBLICIDADE

Cultura

Quais são os dias de feriado na província do Quebec

O post de hoje é dedicado aos recém-chegados que ainda não se acostumaram com o calendário de feriados na província de Quebec. Se você é um dos que está chegando para começar a vida como estudante ou trabalhador, aqui vão algumas informações úteis sobre os dias de folga e suas particularidades no Quebec.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 6 de janeiro de 2023

Atualizado há 4 meses

Quais sao os dias de feriado na provincia do Quebec em 2023

Lista de tópicos:

()

Feriado na província de Quebec vs Canadá

Sei que parece estranho fazer essa distinção, mas pouca gente sabe sobre as diferenças culturais entre a província do Quebec e o resto do Canadá. Sendo assim, é bom informar aos marinheiros de primeira viagem que a província francófona é diferente do resto do Canadá não apenas no idioma falado (o francês), mas também nos dias de feriado.

Uma curiosidade sobre os feriados no Canadá (que também se aplica ao Quebec) é o fato que todos os feriados que caem nos finais de semana (geralmente domingos) são automaticamente transferidos para a segunda-feira subsequente. Algo que definitivamente faz muito mais sentido, mas que infelizmente não é adotado no Brasil.

Feriados no Canadá e Quebec também são considerados como dias de folga remunerada, assim, se tiver de trabalhar nesses dias fique esperto, pois valor pago por sua hora de trabalho não será o mesmo. Normalmente eles vão estar listados em seu contrato de trabalho, uma coisa meio esquisita na minha opinião.

Ícone de Dicas Dica importante!
A Comissão de Normas, Equidade, Saúde e Segurança no Trabalho coloca à sua disposição o monCalcul, uma ferramenta que ajuda a estabelecer os montantes a que um empregado tem direito de acordo com o seu modo de remuneração.

Influências religiosas nos dias de feriado na província de Quebec

Como a província foi a primeira colônia a nascer nas terras geladas no norte, mesmo antes dos ingleses porém os pés no que viria a ser chamado de Canadá um dia, assim, toda a cultura religiosa francesa veio junto em seus navios e, como consequência, nasceu o primeiro embrião de nação chamado Nova França na região conhecida como hoje como Quebec.

Católica como tal, a França deixou um legado enorme de tradições religiosas nos primórdios da fundação do Quebec, que diga-se de passagem, são muito comuns ao nosso catolicismo brasileiro. Igrejas não faltam para provar isso. Só em Montreal, são 600 delas.

LEIA TAMBÉM: Quebec para brasileiros recém-chegados: Dicas sobre a cultura local

Por outro lado, colônias nascidas decorrente da expansão de territórios do norte pelos ingleses também foram foram fortemente influenciadas pela o Anglicanismo deixando a maior parte do Canadá sob domínio do protestantismo.

A Guerra

Os conflitos entre as colônias francesas e inglesas também criaram datas comemorativas distintas, uma vez que ao perder a Guerra do Sete Anos, o Québec foi anexado ao domínio inglês fazendo parte do Canadá.

PUBLICIDADE

Por essa razão, há um rixa entre o Quebec e as outras províncias dada a falta de reconhecimento da soberania inglesa. Motivo pelo qual o Quebec tem a fama de separatista. Eles já tentaram se separar do resto do Canadá pelo menos três na história. Todas sem sucesso.

Lista de feriados na província de Quebec

01. Primeiro dia do Ano

Nome no Quebec: Jour de l’An

Quando: 01 de janeiro

Esse dispensa apresentações, é universal em quase todos os países do mundo e não podia ficar de fora de lista de dias de feriado em Quebec

02. Sexta-feira Santa e Páscoa

Nome no Quebec: Vendredi saint et le lundi de Pâques

Quando: Varia todo ano – Consulte esse calendário

Esse fica a critério do seu empregador conceder um ou outro ou mesmo os dois. Como explicado no começo do post, esse é um feriado católico e tem um peso enorme na província do Quebec.

03. Dia Nacional dos Patriotas

Nome no Quebec: Journée nationale des patriotes

PUBLICIDADE

Esse feriado comemorado apenas em Quebec pois se trata de um dia em memórias dos soldados Quebequenses que lutaram durante a guerra contra o domínio Inglês. Sempre cai numa segunda-feira antes de 25 de maio.

Ícone de Dicas Dias imprensados
Os feriados prolongados, aos quais estamos acostumados no Brasil, também são populares no Canadá, no entanto, canadenses levam isso bastante a sério. Quando um feriado ocorre em um sábado ou domingo, é comum transferi-lo para a segunda-feira.

04. Festa Nacional de Quebec

Nome no Quebec: Fête nationale du Québec

Quando vai ser esse ano: 24 de junho

Dia da festa nacional do Quebec, onde é celebrada a cultura quebecois e também mais um feriado religioso importante, o que de São João Batista, padroeiro da província. Para felicidade dos nordestinos como eu, é o mesmo feriado de São João de minha cidade.

05. Festival do Canadá

Nome no Quebec: Fête du Canada

Quando: 01 de julho

Único feriado federal adotado pela provincia de Quebec, normalmente quando a data cai num domingo a comemoração para o dia 02 numa segunda-feira. Lembram da rixa que mencionei no início do post, pois é, como boa parte da população de Quebec não reconhece essa data devido a questões ideológicas, o dia passa como outro normal, sem festas ou comemorações.

Em vez disso, criou-se a cultura do dia nacional da mudança em protesto ao Dia da Independência do Canadá. Nessa data (dia em que todos os contratos de locação são firmados e renovados) é comum ver centenas de caminhões de mudança transitando pela cidade com gente pra lá e pra cá carregando móveis.

PUBLICIDADE

06. Dia do Trabalho

Nome no Quebec: Fête du Travail

Esse também é um feriado que dispensa apresentação, pois é comemorado em muitos países. O Canadá e EUA compartilham a mesma data que é comemorada sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro. Como brasileiros, estamos habituados a celebrar a data sempre no dia 01 de maio.

Feriado 07 – Dia de Ação de Graças

Nome no Quebec: Action de grâces

Comemorado sempre 2ª segunda-feira de outubro. Este é um feriado típico da cultura religiosa inglesa que foi incorporado ao Quebec.

08. Natal

Nome no Quebec: Jour de Noël

Quando: 25 de dezembro

Vamos combinar que esse dispensa apresentações né?

LEIA TAMBÉM: Quebec para brasileiros recém-chegados: Dicas sobre a cultura local

E ainda dizem que no Brasil tem muito feriado. Somando todos feriadões e dias imprensados, pode-se dizer que o Canadá é sem dúvidas a terra das folgas quando o assunto é feriado. Bom pessoal, espero ter ajudado vocês com essas informações.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Quebec.

PUBLICIDADE

Nos vemos no próximo post! 😉

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário