PUBLICIDADE

Onde Morar | Turismo

Montreal é eleita a cidade mais segura do Canadá e está no Top 3 do mundo

Bem, pelo menos de acordo com um novo ranking. A cidade canadense ficou entre as três primeiras no relatório State of Travel Insurance Safest Destinations, compilado pela seguradora de viagens Berkshire Hathaway Travel Protection.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 8 de junho de 2023

Atualizado há 2 semanas

Banner Montreal Centro Voce no Quebec scaled

Lista de tópicos:

()

Não é a toa que Montreal tem ficado tão caro para morar

Nenhuma outra cidade canadense entrou na lista de cidades seguras, embora o Canadá como um todo tenha se colocado no top 10 dos países mais seguros.

Se você tem planos de visitar Montreal, esse é sem dúvida uma ótima notícia. Eu mesmo testei essa segurança em pessoa em 2017 comparando com outras cidades no Canadá e ví que esse era um fator de peso em minha decisão de imigrar.

Leia também: 8 coisas que deve fazer numa viagem exploratória ao Canadá antes de imigrar

Quando comparada a outras cidades pelo mundo, Montreal só perdeu para a Reykjavik, na Islandia e Copenhague, na Dinamarca.

Em termos de países seguros, houve algumas mudanças surpresa na lista este ano. A Nova Zelândia caiu do segundo para o décimo lugar, o Canadá caiu do terceiro para o sexto e a Irlanda caiu do oitavo para o 12o.

Alguns lugares ficaram ainda mais perigosos

Algumas das maiores quedas foram o Japão (de 5 para 19), a Costa Rica (de 15 para 31) e, infelizmente, o Brasil, que caiu de 25 para 42.

A Irlanda e o Reino Unido caíram abaixo do Top 10, enquanto a Holanda e a Dinamarca garantiram os primeiros lugares depois de entrar no Top 15. Na verdade, os países escandinavos ficaram quatro dos 10 primeiros lugares, com a Noruega e a Suécia também se classificando no topo da lista.

Leia também: Bairros de Montreal: Conheça as 4 regiões dessa ilha e seus contrastes

PUBLICIDADE

O ranking analisou as respostas da pesquisa de quase 2.000 viajantes que estiveram nos destinos, juntamente com dados de terceiros sobre considerações de segurança, como segurança para grupos sub-representados, emergências climáticas e medidas de saúde.

Para a lista deste ano, os pesquisadores consultaram os EUA. Departamento de Estado, The Economist, criador de aplicativos de segurança GeoSure Global, Vision of Humanity, Numbeo e a revista Global Finance.

As 15 cidades mais seguras do mundo são:

  1. Reykjavik
  2. Copenhague
  3. Montreal
  4. Amsterdã
  5. Seul
  6. Cingapura
  7. Tóquio
  8. Berlim
  9. Londres
  10. Sydney
  11. Barcelona
  12. Honolulu
  13. Roma
  14. Dubai
  15. Paris

Os 15 países mais seguros são:

  1. Holanda
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Austrália
  5. Noruega
  6. Canadá
  7. Alemanha
  8. Suécia
  9. Suíça
  10. Nova Zelândia
  11. Espanha
  12. Irlanda
  13. Emirados Árabes Unidos
  14. Reino Unido
  15. Bélgica

O rakink original pode ser consultado neste link.

Se Montreal é uma cidade segura de fato?

Em minha opinião, sim. Após quase cinco anos vivendo aqui posso dizer que o nível segurança para uma cidade do tamanho de Montreal é realmente surpreendente. Como pai de duas filhas adolescentes me senti muito tranquilo de vê-las andar pelas ruas a noite e usar o transporte público. Não senti o mesmo em Toronto, por exemplo.

É claro que nem tudo são flores. Como toda grande cidade, é normal esperar que problemas acontecam, mas estes estão longe de ser comparados ao Brasil, mesmo nos bairros tidos como mais pobres.

Você não vai ver aqui assaltos a mão armada para levar seu celular ou carro, mas em bairros mais pobres é possível verificar pequenos furtos de encomendas deixadas na porta, bicicletas ou mesmo carros arrombados para levar os pertences deixados à vista. Novamente, nada que se compare ao Brasil.

Ainda sobre os carros, há um fato bem curioso em Montreal. Modelos de carro como Honda CR-V, Lexus RX Series, Ford F-150 Series, Honda Civic, Toyota Highlander, RAM 1500 Series, Honda Accord, GMC Silverado e Sierra 1500 estão entre os poucos modelos onde há de fato o furto e perda total, pois atendem a um mercado negro de carros que são desmontados e exportados para países de terceiro mundo com venda certa.

Até pensei que isso não ocorria aqui, mas vi acontecer com uma amiga que teve seu Honda CR-V furtado do estacionamento do trabalho em plena luz do dia. Por essa razão, esses carros tem um valor de seguro proibitivo no Canadá e devem usar Tags de localização.

PUBLICIDADE

Leia também: Como encontrar aluguéis mais baratos em Montreal

A cidade também já foi considerada em alguns rankings como muito segura para mulheres que andam sozinhas. Eu já cansei de ver moças com roupas curtas andando de boa a noite sem toda aquela tensão. O baixíssimo nível de tolerância para o assédio na rua é uma verdadeira arma para as mulheres em Montreal.

Um dos motivos que acredito ter mais peso nisso é a própria truculência da polícia. Considerada uma das mais repressoras e intolerantes do Canadá. Se isso é certo, eu não sei, mas posso dizer que funciona, pois os malandros se C. de medo quando avistam a polícia por perto.

Somente a título de curiosidade, vou exemplificar o quão esse nível de segurança é alto comparando dados de minha cidade natal, Recife, em Pernambuco, com Montreal, meu atual domicílio da província de Quebec. Para aqueles que gostam de estatística, vou logo avisando que a comparação está levando em conta dados absolutos, pois, coincidentemente, as duas cidades tem uma população muito próxima em números. 

Leia também: Como recém-chegados ao Canadá podem se proteger contra fraudes

Pois bem, Recife (com aproximadamente 1.66 milhões de habitantes), registrou uma média de 10 (dez) homicídios por dia no ano de 2022. Já Montreal (com aproximadamente 1.78 milhões de habitantes) registrou 47 (quarenta e sete) homicídios no ano inteiro de 2022. Como eu disse, é provável que você tenha acertado na escolha do Canadá. Sem esquecer de mencionar que Montreal é a segunda cidade mais populosa do Canadá, com status de grande metrópole urbana na América do Norte.

Considerações finais

Como o tema segurança é sempre um tópico polêmico, sempre vai haver quem discorde pelo simples fato de que alguns já vivenciaram experiências negativas na cidade. Vivi até os meus 43 em Recife (uma das metrópoles mais violentas do Brasil) e passei por todo o tipo de violência que possa imaginar, desde simples pequenos assaltos a armas na cabeça pelo menos duas vezes em minha vida e, por mais difícil que isso possa parecer, sempre lidei com isso de forma equilibrada para tomar um tiro de graça.

Viver num grande centro urbano como Montreal pode não ser exatamente um passeio no parque para muitos, mas posso garantir que aqui ainda se tem um pouco de paz. Até quando isso vai durar eu não, mas por enquanto eu e minha famíla pode desfrutar disso.

PUBLICIDADE

Se quer mais dicas como essas, inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Canadá, sobretudo em Quebec e Montreal.

Nos vemos no próximo post! 😉

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

PUBLICIDADE

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário