PUBLICIDADE

Educação | Projeto Imigrar

Estudantes internacionais com destina a província de Quebec agora precisarão de uma carta de atestado além do CAQ

O departamento de imigração do Canada (IRCC) confirmou na semana passada que os estudantes internacionais interessados em estudar em Quebec precisarão obter uma carta de atestado da província, juntamente com um Certificado de Aceitação do Quebec (Certificat d’Acceptation du Quebec) – CAQ, para solicitar uma permissão de de estudo.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 30 de janeiro de 2024

Atualizado há 3 meses

Estudantes internacionais com destina a província de Quebec agora precisarão de uma carta de atestado além do CAQ

Lista de tópicos:

()

O que é um CAQ?

O CAQ é um documento de imigração obrigatório para todos os candidatos à permissão de estudo que planejam frequentar uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) em Quebec. Ele serve como uma autorização indicando que o candidato atendeu aos padrões provinciais de Quebec para estudar na província.

Estudantes internacionais que desejam estudar em Quebec devem obter um CAQ e uma carta de atestado antes de solicitar uma autorização de estudo emitida pelo IRCC.

Leia também: Como solicitar o Certificado de Aceitação de Quebec (CAQ)

O que é uma carta de atestado?

Em 22 de janeiro, o IRCC anunciou a implementação de um limite para o número de permissões de estudo a serem aprovadas em 2024. Esse limite será alocado por província e território, ponderado de acordo com suas populações respectivas. As províncias e territórios serão responsáveis por estabelecer um sistema para emitir cartas de atestado aos seus estudantes internacionais.

Leia também: Novas regras para estudantes internacionais no Canadá em 2024: Resumão

Embora as cartas de atestado sejam necessárias para todos os pedidos de autorização de estudo enviados após 22 de janeiro, as províncias e territórios têm até 31 de março de 2024 para implementar um sistema de emissão de cartas de atestado aos candidatos, conforme anunciado pelo IRCC.

Essas novas medidas visam combater a negligência no cenário internacional de estudantes e estabilizar o número de residentes temporários que impactam a habitação, saúde e outros serviços no Canadá.

Estudando em Quebec

Quebec possui a terceira maior população estudantil internacional do Canadá, depois de Ontário e da Colúmbia Britânica. Montreal tem a maior população estudantil internacional per capita de qualquer cidade canadense. A província também é conhecida por suas excelentes instituições educacionais, incluindo algumas das melhores universidades e faculdades do país.

PUBLICIDADE

Leia também: 8 Dicas de ouro para quem vai morar em Quebec

Quebec oferece despesas de custo de vida mais baixas em comparação com outras províncias canadenses, uma rica história e cultura francófona, além de mensalidades mais acessíveis.

Leia também: Morar em Montreal: 12 Pontos que deve considerar antes viver nesta cidade

Estudantes internacionais que escolhem Quebec podem aproveitar programas de imigração específicos da província, como o Programa de Experiência de Quebec (PEQ) e o Programa de Trabalhador Qualificado Regular (QSWP) após adquirir a experiência de trabalho necessária na província.

Se desejarem imigrar para fora de Quebec, esses alunos também podem explorar os programas federais, como os caminhos gerenciados pela Express Entry, aumentando suas opções de imigração como graduados de Quebec.

Leia também: Novo Programa de Experiência de Quebec 2023: Caminho mais rápido para o Canadá

Bom, era isso que eu tinha para dizer hoje. Espero que tenha ajudado mais uma vez com essas informações. Quer mais dicas como essas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre a vida no Quebec e seus primeiros passos como recém-chegado.

Nos vemos no próximo post! 😉

PUBLICIDADE

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

PUBLICIDADE

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário