PUBLICIDADE

Cultura | Primeiros Dias

Quebec para brasileiros recém-chegados: Dicas sobre a cultura local

A província de Quebec é culturalmente distinta como a única província canadense que é principalmente de língua francesa. Sua mistura única de influência europeia e canadense se desenvolveu ao longo da próspera Bacia do rio Saint-Laurent, tornando Quebec uma província econômica e culturalmente rica. Os quebequenses estão intensamente orgulhosos de sua bela província e da cultura franco-canadense, e é fácil ver o porquê.

Por Marco Vasconcelos

Publicado em 28 de dezembro de 2022

Atualizado há 10 meses

Visao geral do Quebec para recem chegados

Lista de tópicos:

()

Geografia do Quebec para recém-chegados

Mapa do Canada Provincia do Quebec em destaque
Mapa do Canadá Província do Quebec em destaque

A província de Quebec está localizada no nordeste do Canadá. A maioria da população de Quebec habita as regiões do sul da província, onde as temperaturas são mais quentes, o rio Saint-Laurent fornece água e terras ricas, e os moradores estão nas proximidades de outras áreas povoadas de Ontário, as províncias atlânticas de Terra Nova e Labrador, Ilha do Príncipe Eduardo, Nova Brunswick e Nova Escócia e Estados Unidos.

O clima de Quebec pode ser extremo; os verões são muitas vezes quentes e úmidos, com temperaturas acima de 30 graus Celsius. Entre novembro e março, os invernos podem ser muito frios e nevados em todo o Quebec, mas especialmente nas regiões do norte. Quebec recebe precipitação na forma de chuva ou neve durante todo o ano.

Tips Icon Dica: Os recém-chegados devem investir em roupas e equipamentos adequados ao clima para chuva, neve e clima frio. Uma jaqueta de inverno de boa qualidade pode ser mais cara ($ 150-200 CAD), mas ficar quente e seco no seu trajeto matinal ou viagem de esqui vale o custo. Casacos e equipamentos de inverno geralmente estão à venda na entressafra de verão. Comece com esses varejistas de roupas externas para encontrar equipamentos ao ar livre para todas as estações:

Grandes centros e comunidades menores em Quebec

A capital de Quebec tem o mesmo nome, Quebec. É diferenciado da província pela denominação Quebec City, ou em francês, Ville de Quebec. A cidade de Quebec é o lar de mais de 700.000 residentes, em sua maioria de língua francesa, tanto no histórico antigo Quebec quanto nos bairros e subúrbios modernos da cidade. O antigo Quebec é um patrimônio da UNESCO, com encantadoras ruas de paralelepípedos, muralhas fortificadas e o icônico Chateau Frontenac que se eleva acima da cidade. Como um dos locais de nascimento da cultura francófona na América do Norte, há muito a experimentar na cidade de Quebec que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do Canadá.

Frontenac Castle Hotel Ville de Quebec
Frontenac Castle Hotel Ville de Quebec

A maior cidade da província é Montreal, localizada a jusante da cidade de Quebec, no Rio Saint-Laurent e perto de muitas outras grandes cidades canadenses e americanas. Montreal e arredores são o lar de mais de 4 milhões de residentes, muitos dos quais falam francês e inglês.

Leia também: Conheça 17 leis em Quebec bem estranhas para recém-chegados

A localização estratégica de Montreal no Saint-Laurent produziu um poder econômico e político significativo na cidade, o que historicamente atraiu colonos de todo o mundo. Hoje, a vibrante Montreal é uma das cidades mais carismáticas e culturalmente ricas do Canadá e atrai uma grande parte dos 50.000 recém-chegados que chegam a Quebec a cada ano.

PUBLICIDADE

Quebec é a maior província do Canadá por área, então há muitas comunidades nas quais os recém-chegados podem escolher se estabelecer. As 17 regiões de Quebec variam em paisagem, clima e população, e oferecem oportunidades muito diferentes para os recém-chegados.

Indivíduos de língua francesa que desejam um ambiente urbano fora da cidade de Quebec e Montreal podem estar interessados em explorar a cidade de Laval na região de Laval, ou Trois-Rivieres na região de Mauricie. Áreas nas Laurentides, na região de Estrie ou na região de Gaspésie-Îles-de-la-Madeleine têm mais oportunidades para trabalho baseado em recursos, como agricultura, pesca ou mineração.

Pesquise essas áreas para encontrar a comunidade com o equilíbrio certo para suas necessidades de estilo de vida e carreira.

Ícone de Dicas Dica importante!
Áreas rurais ou comunidades menores têm mais espaço e, às vezes, um ritmo de vida mais relaxado, mas também têm um conjunto diferente de desafios em comparação com a instalação em uma cidade grande.

Cultura quebequense: história, língua e celebração

História de Quebec: Aborígenes, colonos europeus e o comércio de peles

A área de Quebec foi habitada pela primeira vez por grupos aborígenes, incluindo os Algonquin, os esquimó-Aleut e os iroqueses por milhares de anos. Hoje, os onze grupos indígenas de Quebec têm uma comunidade e presença duradouras através da arte, comida, música, linguagem e muito mais. Participar de um Pow-Wow é uma maneira interessante de experimentar a cultura aborígine através da música e da dança.

Samuel de Champlain e outros exploradores franceses então se estabeleceram nesta terra e a reivindicaram para a França, dando início ao altamente influente comércio de peles norte-americano em todo o Canadá. A localização estratégica e central da província ao longo do rio Saint-Laurent permitiu que se tornasse um reduto político e econômico que era altamente contestado entre grupos de colonos britânicos e franceses.

Eventualmente, os britânicos tomaram a terra dos franceses, designando-a do Alto Canadá e a atribuíram à população de língua francesa. A província se juntou à Confederação Canadense como Quebec em 1867. Essa história influenciou a distinta cultura franco-canadense que a província desfruta hoje.

Língua francesa em Quebec

Quebec é a única província do Canadá onde o idioma principal é o francês, em vez do inglês. Quase metade da população da província é bilíngue, falando francês e inglês nas línguas oficiais do Canadá. A língua e a cultura francesas são protegidas em Quebec, pois são uma fonte de identidade e orgulho para os quebequenses cujos ancestrais franceses se estabeleceram nesta terra séculos atrás.

Bandeira da Provinica do Quebec
Bandeira da Província do Quebec

A bandeira da província apresenta quatro flores de lis em um fundo azul real profundo — simbólico de laços com a antiga realeza francesa e mostrando o apego da província à cultura francesa.

PUBLICIDADE

Leia também: Censo canadense revela que famílias de Quebec estão falando menos francês em casa

Ícone de Dicas Dica importante!
Não é incomum falar inglês em Quebec, mas é respeitoso com a cultura e valioso para a comunicação se você tentar aprender um pouco de francês. Programas de aprendizado de francês estão disponíveis gratuitamente para recém-chegados. As aulas estão disponíveis para todos os níveis em opções de meio período, tempo integral e on-line. Faça o teste de idioma de autoavaliação on-line antes de chegar ao Canadá para determinar seu nível atual de francês.

Festividades em Quebec: Celebrando a cultura de Quebec

Festivais e festas são uma parte importante da experiência da alegria de viver de Quebec. Os invernos ficam frios em Quebec, então os quebequenses organizam o festival de inverno Carnaval du Quebec, uma semana de diversão nevada na cidade de Quebec a cada fevereiro, para se manter aquecido e alegre. O mascote do festival, o boneco de neve Bonhomme, é uma amada figura de Quebec que lidera os desfiles diários do Carnaval pela cidade.

Quebec também é o lar de eventos internacionais de alto nível, como o maior festival internacional de comédia, Just for Laughs, bem como o maior festival de jazz do mundo, o Jazz Fest.

O Cirque du Soleil, o espetáculo de ginástica e circo em turnê mundial, é outra criação de Quebec. Muito mais festivais de música, comida e arte atingiram cidades em todo o Quebec durante o ano, então sempre há uma celebração.

Explorando a natureza em Quebec

Quebec é uma província bastante grande, então há muito espaço para explorar em qualquer estação. Quebec tem alguns dos melhores esquis do leste do Canadá, já que a província recebe muita neve. A maioria das colinas de esqui em Quebec fica a uma curta viagem de carro ou de transporte das principais cidades do sul de Quebec. Outras atividades de inverno incluem snowboard, raquetes de neve e patinação ou jogar hóquei em uma pista de bairro.

Amazing nature Quebec
Amazing nature Quebec. Fonte: Banco de imagens

Os verões em Quebec podem ser gastos procurando por alguns de seus um milhão de lagos para nadar, canoa e caiaque, ou montar um acampamento ao lado. O Lago Memphremagog é uma escolha grande e popular para velejadores e nadadores. Os parques provinciais e nacionais de Quebec oferecem a oportunidade de se aproximar da natureza, seja uma cachoeira no Parc de la Chute-Montmorency, perto do Velho Quebec, ou um santuário de pássaros e mergulho em Île-Bonaventure-et-du-Rocher-Percé.

Trabalhando em Quebec: Indústrias e dicas para encontrar emprego

Maiores indústrias de Quebec

Desde a época do comércio de peles, a economia de Quebec tem sido baseada em recursos. A terra fértil ao redor do St. O rio Saint-Laurent produz uma grande parte da agricultura do Canadá, e a pesca, a silvicultura e a produção de celulose e a hidrelétrica são todos contribuintes significativos para a economia de Quebec. A água doce é abundante nesta área para consumo de álcool, eletricidade e tipos de mineração e fabricação.

Leia também: Empregos mais procurados em Quebec para recém-chegados

PUBLICIDADE

Além das indústrias baseadas em recursos, Quebec tem outras perspectivas fortes. Como parte do coração de fabricação da América do Norte, Quebec realiza um quarto de toda a fabricação no Canadá. Como Montreal é um centro financeiro da província e do Canadá, muitas empresas, empresas financeiras e de transporte têm sede em Montreal, oferecendo muitas oportunidades de emprego nesses campos.

5 dicas para encontrar emprego em Quebec

  1. Trabalhe no seu francês: Indivíduos que buscam trabalho em Quebec ganharão uma grande vantagem em sua busca de emprego falando francês parcial ou fluentemente.
  2. Use a ferramenta de pesquisa do mercado de trabalho de Quebec: Para encontrar informações do mercado de trabalho relevantes para empregos em seu campo em Quebec, a província fornece uma ferramenta de pesquisa do mercado de trabalho. Esta ferramenta inclui explicações sobre deveres profissionais, salários, qualificações e demanda regional por mais de 500 profissões na província.
  3. Explore os recursos dos alunos: as instituições pós-secundárias geralmente têm programas projetados para combinar seus alunos com um emprego em Quebec. Pergunte ao departamento de aconselhamento da sua escola para obter mais informações. A província também fornece uma ferramenta de busca de emprego para estudantes.
  4. Leia o guia de busca de emprego de Quebec: guia de busca de emprego de Quebec fornece muitas dicas básicas e avançadas de busca de emprego específicas para a província.
  5. Construa uma rede profissional em Quebec: Muitas ofertas de emprego nunca são publicadas no mercado de trabalho visível, com os empregadores preenchendo o lugar por meio de conexões pessoais. Alcançar amigos e familiares em Quebec, ou se conectar digitalmente com profissionais de Quebec através do LinkedIn.

LEIA TAMBÉM: “Como usar o Linkedin para trabalhar no Canadá”

Ícone de Dicas Dica importante!
O Banco de Emprego do Governo do Canadá também oferece uma análise de tendências de emprego on-line com estimativas de disponibilidade de emprego, salário e requisitos educacionais com base na posição e região. Teste essas ferramentas pesquisando suas ocupações atuais e/ou ideais e localização do Canadá para obter informações sobre as perspectivas de carreira atuais.

Recursos para recém-chegados em Quebec

Existem muitos grupos dedicados ao apoio e compreensão da jornada dos recém-chegados em Quebec. Aqui estão alguns ótimos recursos para novos para ajudá-lo a começar:

Dica bonus: Ligar para o número de telefone 211 ou visitar o site 211 de Quebec pode fornecer recursos imediatos para recém-chegados em mais de 200 idiomas.

Compras de supermercado em Quebec

Há muitas opções para compras de alimentos acessíveis na província de Quebec. Depois de descobrir em qual bairro e cidade você planeja morar, dê uma olhada rápida no Google Maps para encontrar mercearias perto de você que se encaixam na sua faixa de preço e preferências alimentares. Pergunte aos vizinhos e novas conexões onde eles gostam de fazer compras para encontrar joias escondidas em sua cidade.

As cadeias de mercearias geralmente oferecem uma ampla escolha e um serviço consistente por preços baixos. Para começar, aqui estão algumas cadeias de varejo de supermercado bem conhecidas que normalmente carregam produtos de origem internacional:

  • IGA (Equivalente ao nosso Pão de Açúcar no Brasil)
  • Provigo
  • Metrô (Equivalente ao nosso Pão de Açúcar no Brasil)
  • PA
  • Super C (Versão mais popular)
  • Marché Adonis (especializado em cozinha mediterrânea)
  • Mercado Oriental St. Denis (Montreal, especializado em culinária asiática)
  • Costco (especializado em itens para compras em atacado – Necessário ser membro)

Ícone de Dicas Dica importante!
As cadeias de mercearias geralmente têm sistemas de pontos de fidelidade para recompensar os clientes regulares com itens gratuitos ou com desconto. Se você estiver sempre comprando no mesmo supermercado, peça para se inscrever no programa de fidelidade deles para começar a ganhar pontos resgatáveis.

Alimentos especiais e étnicos podem ser fáceis de encontrar em Quebec se você souber onde procurar. Cidades maiores com grandes populações de recém-chegados normalmente têm a maior seleção de alimentos e mercadorias internacionais, nos bairros onde os recém-chegados tendem a se estabelecer.

PUBLICIDADE

Em Montreal, há grandes populações italianas e argelinas no distrito de Saint-Leonard, muitas pessoas de ascendência libanesa, marroquina e chinesa no distrito de Saint-Laurent e muitos indivíduos de ascendência haitiana em Montreal-Nord.

Para os brasileiros, redes como Marché Adonis, Maxi e Cia e até mesmo no Walmart é encontrar produtos tradicionais de nossa culinária não chega a ser um grande desafio, fique atento apenas as equivalências de nomes e marcas. Para quem busca marcas brasileiras, recomendo os mercados portugueses no centro de Montreal, há pelo menos 3 deles onde é possível encontrar produtos como Guaraná Antártica, masa de tapioca, coxinhas entre dezenas de outros produtos populares de nosso país.

Leia também: Como os bancos de alimentos em Quebec podem ajudar imigrantes recém-chegados

Os mercados públicos são um dos melhores lugares para procurar ingredientes frescos cultivados localmente ou especialmente importados. Os mercados públicos podem ser uma maneira divertida de conhecer sua comunidade e provar ótima comida. Veja estes famosos mercados locais em Quebec e Montreal:

Montreal

  • Mercado Jean-Talon
  • Mercado Atwater
  • Mercado Maisonneuve

Cidade de Quebec

  • Mercado Público Sainte-Foy
  • O Novo Grande Mercado

Opções de transporte: Como você se locomover em Quebec?

O transporte público de Quebec é uma maneira eficiente de se locomover pela sua cidade. A maioria das comunidades tem algum tipo de transporte de ônibus ou metrô. Os passes mensais em grandes cidades com extensos sistemas de transporte, como Quebec e Montreal, podem ser de mais de $ 90 CAD por mês, mas geralmente custam menos em comunidades menores, além de serem descontados para crianças, estudantes e idosos.

Ícone de Dicas Dica importante!
Você pode baixar o aplicativo Rocketman para obter alertas de trânsito em tempo real e horários de chegada para sistemas de trânsito regionais em Quebec.

O ciclismo é muito popular em Quebec, aumentando o sentimento e o charme europeus de algumas cidades. Considere andar de bicicleta para se deslocar – em vez de dirigir ou fazer trânsito – para adicionar algum exercício e conhecer bem a sua cidade. Conhecer o código de segurança de bicicletas de Quebec é vital antes de pegar a estrada.

Leia também: Como usar o transporte público em Montreal

Se você planeja morar no norte ou rural de Quebec, ou não planeja andar de transporte público, considere alugar, alugar ou comprar um veículo a motor. O Governo do Canadá descreve os prós e contras de comprar ou alugar um veículo como um recém-chegado em qualquer região. Os custos do veículo se somam rapidamente, por isso é importante incluir esse plano em seu orçamento para seus primeiros meses no Canadá.

Ícone de Dicas Dica importante!
Tente calcular suas rotas planejadas entre sua casa, seu local de trabalho, casas de amigos e familiares e outros locais significativos, como o supermercado ou o banco no Google Maps. Você poderá julgar a duração e o congestionamento da sua rota na hora do pico (7-9 da manhã, das 16h às 19h) para lhe dar uma ideia de suas futuras necessidades de transporte.

O caráter e o orgulho franco-canadense únicos de Quebec o tornam um lugar muito especial para os recém-chegados fazerem uma casa. Belas cidades de inspiração europeia estão perto de rios e lagos para que os recém-chegados possam facilmente aproveitar tudo o que Quebec tem a oferecer.

Para os recém-chegados de língua francesa, Quebec pode ser uma escolha natural. No entanto, a província tem muito a oferecer aos recém-chegados que não falam francês com a curiosidade de aprender sobre a cultura de Quebec e a ética de trabalho para ter sucesso em um novo emprego e estilo de vida no Canadá.

PUBLICIDADE

Bom, espero que as informações sejam úteis para seu planejamento e chegada a provínica.

Nos vemos no próximo post! 😉

Esse artigo foi útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude mais pessoas compartilhando esse artigo em suas redes sociais

PUBLICIDADE

SOBRE O AUTOR

Pernambucano de raiz longe da terrinha desde 2018. Mais de duas décadas dedicadas à tecnologia web, comércio eletrônico e marketing. Nas horas vagas, sou pai, esposo, apaixonado por ciclismo, blogueiro e tiktoker. Enfin, é isso que eu faço.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Deixe um comentário